segunda-feira, 1 de maio de 2017

121º dia, Nossa Senhora da Oropa


Por Deiber Nunes Martins
No século IV, Santo Eusébio, fugindo da perseguição dos arianos, refugiou-se nas montanhas do Vale d’Oropa, na província de Piemonte. Levava com ele uma imagem de Nossa Senhora, que se distinguia das imagens conhecidas. Talhada em cedro negro, fazia parte das “madonas pretas” que eram veneradas nas capelas da Alemanha e da França. Nas montanhas, o santo depositou a imagem mariana num casebre abandonado, que foi ao longo do tempo reformado, tornando-se anos mais tarde o santuário de Nossa Senhora da Oropa.
No Vale d’Oropa, Santo Eusébio reuniu discípulos dispostos a viver segundo a regra de São Bento. Estes discípulos tornaram-se os guardiões do santuário, preservando-o dos ataques bárbaros e de tantos perigos que afligiram a região de Piemonte ao longo dos anos.
A devoção à Virgem d’Oropa difundiu-se por toda a região, sobretudo na cidade de Biella, vizinha ao vale d’Oropa. Nesta cidade, a população pediu a intercessão de Nossa Senhora contra o flagelo da peste, entre os séculos XVI e XVII. Foram atendidos e a peste foi controlada na região. Em agradecimento, passaram a fazer anualmente a peregrinação ao santuário de Oropa. E assim é feito anualmente.
Os padres eremitas cuidaram do santuário até o final do século XV, quando padres seculares, seguidores de Santo Eusébio, tomaram pra si a função, sendo suplantados a partir de 1918 por missionários e padres redentoristas.
Ao longo da história da devoção de Nossa Senhora da Oropa, um fato chama a atenção: por volta do século XVI, tentaram levar a imagem do santuário nas montanhas, para uma igreja na cidade de Biella. No entanto, segundo conta a tradição, no meio do caminho, a imagem teria tomado um peso que lhe fazia impossível de ser carregada. Resolveram então retornar com a imagem ao santuário nas montanhas e ela teria com isso voltado ao seu peso normal. Para recordarem o fato e o milagre, construíram no local onde haviam parado com a imagem de Maria, uma capela, a que chamaram de capela do transporte.
OREMOS:
Nossa Senhora da Oropa, inúmeras são as graças que tencionamos pedir. No entanto, reconhecemos que a maior graça que podemos receber por meio de vossa intercessão é a saúde. Livrai-nos dos males do corpo e da alma, oh Mãe, para que possamos louvar e exaltar a presença de Deus em meio ao mundo. Ajuda-nos a suportar as dores e o peso da enfermidade, quando ela nos acometer, para que por meio de nossa condição física, possamos testemunhar o amor de Deus por seus filhos. Cuidai, oh Mãe da saúde de vossos filhos.
Nossa Senhora da Oropa, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: