segunda-feira, 29 de maio de 2017

149º dia, Nossa Senhora do Cárquere





Por Deiber Nunes Martins
Cárquere é uma freguesia do Concelho de Resende, em Portugal. Freguesia é a menor divisão administrativa, correspondente a uma paróquia. Os devotos de Nossa Senhora de Cárquere, costumam visitar e fazer romarias ao Mosteiro de Santa Maria de Cárquere. Esta devoção mariana teve início com o milagre da cura do primeiro rei de Portugal, Dom Afonso Henriques., no século XI.
Existem algumas versões para o fato. Todas falam de Egas Moniz, o Aio a quem o pai de Afonso, o Conde de Portucale teria confiado a educação do filho. Como Afonso Henriques nascera com uma deficiência nas pernas, seu Aio rezou por ele e numa certa noite, a Virgem Maria apareceu-lhe em sonho e mandou-o levar o menino até uma Igreja que estava sendo construída em honra a Nossa Senhora. Chegando lá, Egas Moniz deveria deitar o menino no altar e fazer uma vigília. O Aio fez como a Virgem lhe ordenara. Ao final desta vigília, o menino estava curado. A outra versão da história, diz que estando Afonso Henriques deitado no altar, uma vela pôs fogo a uma toalha e ele levantou-se sozinho, com os próprios pés, curados, para apagar o fogo.
Em memória deste primeiro milagre ocorrido, construiu-se o Mosteiro em honra a Nossa Senhora do Cárquere.
Uma terceira versão, conta que após a expulsão dos árabes, alguns meninos atiravam pedras em um castanheiro quando uma das pedras entrou por uma abertura no tronco da árvore e o castanheiro fez um barulho semelhante a um sino. Assustados, os meninos foram contar aos seus pais o ocorrido. Os pais foram até o castanheiro e repetiram o gesto dos meninos. Novamente, ouviram o barulho do sino, quando uma pedra rolou para a abertura no tronco. Curiosos, os homens começaram a escavar pela base da árvore até que encontraram um sino. E dentro do sino, uma imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus no braço esquerdo, uma caixa com relíquias de vários santos e um pergaminho contando que tudo havia sido escondido ali na abertura daquele castanheiro por conta da invasão dos árabes, no século VIII. Com a aparição da imagem de Nossa Senhora, diversos milagres começaram a acontecer na região, razão pela qual, Egas Moniz teria pedido a Nossa Senhora de Cárquere a cura de Dom Afonso Henriques. Além disso, o povo tentou levar o sino para a Sé de Lamego, mas assim que venceram os limites da freguesia de Cárquere, o sino não parava de tocar. Entenderam então, que seu lugar era ali mesmo.
A festa em honra a Nossa Senhora do Cárquere é comemorada no quarto domingo de maio e atrai uma multidão de devotos.

OREMOS:
Santa Maria do Cárquere, intercedei pessoas portadoras de deficiência física ou intelectual, assim como seus familiares. Que a sociedade seja mais acolhedora e responsável com essas pessoas, de modo a permitir que elas vivam com dignidade e num ambiente de paz, sem que sofram com discriminação e preconceitos. Ajudai, oh Mãe, os nossos governantes a se voltarem com atenção especial aos portadores de deficiência, criando políticas públicas inclusivas e que favoreçam a vida destes.
Nossa Senhora do Cárquere, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
Site do Sistema de Informação para o Patrimônio Arquitectônico (Portugal), disponível em http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=3783 , acessado em 13 de janeiro de 2017, às 11h58min.




Nenhum comentário: