domingo, 14 de maio de 2017

134° dia, Nossa Senhora da Evangelização


Por Deiber Nunes Martins
Presente do rei da Espanha, Carlos V, a imagem de Nossa Senhora da Evangelização chegou à cidade de Lima no Peru, em 1540. Por seu intermédio, o Evangelho foi levado a todo território peruano e ao longo da América Central, chegando até a Nicarágua. Entretanto àquela época, A Mãe de Deus não recebeu o título que hoje ostenta. O nome Nossa Senhora da Evangelização veio recentemente, numa homenagem feita a ela em razão dos grandes feitos obtidos na evangelização da América Latina.
Em visita ao Peru, em 1985, o Papa João Paulo II, declarou a Virgem da Evangelização, a padroeira deste país. Celebrando o feito, o pontífice, hoje santo da Igreja, colocou na imagem, uma rosa de ouro.
A Virgem da Evangelização, não só abriu as portas do continente americano à mensagem do Evangelho, como também é co-responsável pela independência peruana, em 1821. Naquele dia, tão logo o general San Martin declarou a independência, foi entoado solenemente o Te Deum, à Virgem Maria.
Sobre a padroeira do Peru, nos diz São João Paulo II: “Que Nossa Senhora da Evangelização nos acompanhe e guie no caminho da nova evangelização. Ajude-nos a sermos sempre testemunhas do Evangelho da salvação”.
OREMOS:
Mãe da Evangelização, abençoe o povo peruano. País de tantas belezas, de tamanha espiritualidade, o Peru, berço da civilização inca, também se fez morada a ti e a Vosso Filho. Por vosso intermédio, o Evangelho chegou a lugares distantes e a povos de culturas distintas às européias. E o Evangelho têm iluminado desde então, os povos da América Latina.
Hoje, Mãe, tão grandiosos são os desafios da evangelização. A dinâmica do mundo moderno, onde as pessoas vivem com pressa e o tempo é cada vez mais escasso, é mais um obstáculo à Palavra do Senhor. Entretanto, Mãe, sois bondosa e acolhes os anseios dos teus filhos. Ajuda-nos a evangelizar em meio ao novo milênio, as redes sociais e ao dinamismo da vida contemporânea. Ensina-nos a chegar ao coração das pessoas, do mesmo modo que chegastes ao coração do povo peruano.
Nossa Senhora da Evangelização, rogai por nós!

REFERÊNCIA:

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: