sexta-feira, 12 de maio de 2017

132° dia, Nossa Senhora de Bonate


Por Deiber Nunes Martins
Esta é uma devoção mariana nascida na Itália, na Diocese de Bérgamo, mais precisamente na cidade de Bonate. No dia 13 de maio de 1944, algumas crianças colhiam flores para o altar de Nossa Senhora, quando se depararam com uma delas, chamada Adelaide, de pé, paralisada, olhando para o alto. Aflitas, as crianças foram até a mãe da menina e disseram: “Adelaide morreu e morreu em pé!”
Mas a pequenina Adelaide Roncali, que tinha apenas 10 anos, estava em êxtase por ver a Virgem Maria, no alto, envolta numa luz resplandecente, toda de branco, coberta com um manto azul. Aquela visão se repetiria por 13 vezes, dos dias 13 a 21 e de 28 a 31 de maio.
Naquele dia 13 de maio, em sua primeira aparição, Nossa Senhora disse à menina: “Não temas, eu sou a Madona. Se fores boazinha, se não fizeres teus caprichos, se rezares bem, voltarei”. E assim, a Mãe de Jesus o fez, atraindo multidões à cidade. Muitas curas milagrosas e conversões foram vistas, fazendo com que o bispo de Bérgamo nomeasse uma comissão de médicos e especialistas para investigarem os fatos. Cerca de 70 pessoas enfermas, agraciadas com as curas, foram examinadas. Entre elas, um homem que havia ficado cego por conta da guerra e que por intercessão da Virgem de Bonate, recuperara a visão. Após análise detalhada dos fatos, os especialistas concluíram a veracidade deles e o bispo de Bérgamo então reconheceu as aparições de Maria.
Em suas aparições à pequena Adelaide, Maria repetiu os pedidos que fizera em Fátima, Lourdes e Salete. Pedia a Mãe de Jesus que as pessoas fizessem orações e penitências. Também pediu às mães que deixassem de pecar, pois seus pecados agrediam firmemente a humanidade.
OREMOS:
Nossa Senhora de Bonate, intercedei por nossas mães. Dê a elas, saúde e paz, para que possam cuidar e criar seus filhos com dignidade e sabedoria. Dê a elas muitas alegrias, com o encaminhamento dos seus filhos à virtude e aos bons costumes. Dê também a elas, conforto e consolo, quando perderem prematuramente seus filhos. Olhai pelas mães que perdem noites e mais noites de sono, velando seus filhos enfermos, ou rezando por seus filhos, envolvidos com más companhias e no mundo das drogas. Vós que sois a Mãe de Jesus, abençoai todas as mães e fazei com que elas possam em seus filhos, realizar o plano de amor de Deus na humanidade.
Nossa Senhora de Bonate, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: