sexta-feira, 19 de maio de 2017

139º dia, Nossa Senhora de Salambao


Por Deiber Nunes Martins
A devoção a Nossa Senhora de Salambao, nasceu na cidade de Obando, nas Filipinas. Dois pescadores, após um dia de pesca, recolheram em suas redes a imagem de Nossa Senhora. Partiram então para a cidade de Navota, onde tentaram retirar do barco a imagem e não tiveram sucesso. De Navota foram para Polo, onde também não conseguiram retirar do barco a imagem. Voltaram então para Obando, onde finalmente conseguiram retirar a imagem de Nossa Senhora.
A partir de então, uma grande festa religiosa, um tríduo, passou a ser celebrado nos dias 17, 18 e 19 de maio. Nesses dias, celebra-se em honra a Santa Clara, que é a padroeira da infância; a São Pascoal, modelo das virtudes religiosas e a Nossa Senhora de Salambao, padroeira dos pescadores. Invoca-se a Virgem de Salambao quando se quer uma pesca abundante.
OREMOS:
Oh minha Senhora e também, minha Mãe. Eu me ofereço inteiramente todo a Vós. E em prova da minha devoção, eu hoje vos dou meu coração.
Consagro a Vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca. Tudo o que sou, desejo que a Vós pertença.
Incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me. Como coisa e propriedade Vossa. Amém.
Nossa Senhora de Salambao, rogai por nós!

REFERÊNCIA:

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes – Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: