segunda-feira, 15 de maio de 2017

135° dia, Nossa Senhora de Lampadosa


Por Deiber Nunes Martins
Lampadosa é uma ilha siciliana, banhada pelo Mar Mediterrâneo. Nos dias atuais, a ilha serve como colônia penal. Desta ilha, vieram para o Rio de Janeiro, alguns escravos que trouxeram uma imagem de Nossa Senhora do Rosário. Por isso, a Virgem de Lampadosa também é conhecida como a padroeira dos escravos.
Representada por Maria segurando o Menino Jesus em seu braço esquerdo, trazendo nas mãos uma pomba, representação do Espírito Santo, a imagem mariana serviu de motivação para a criação da irmandade de Lampadosa, formada inicialmente só por escravos. Esta confraria em honra a Nossa Senhora, rendeu a construção pelos escravos de uma tosca capela, onde depositaram a imagem. Por conta da origem da imagem, a capela passou a ser chamada de Capela de Lampadosa. Em 1748, com o auxílio do casal Pedro Coelho e Teresa de Jesus Almeida, construíram uma capela mais vistosa para a Mãe de Jesus.
Com o tempo, a confraria se tornou Ordem Terceira e reformou a capela, tornando-a mais agradável. Nesta igreja, segundo conta a história, Tiradentes teria participado de sua última missa antes de ser enforcado. Em 1930, a igreja em honra a Nossa Senhora de Lampadosa foi demolida, dando lugar a uma nova igreja.
De todos os feitos de Nossa Senhora Lampadosa, o maior foi o de evangelizar os escravos negros, que por meio dela, conheceram a Mãe de Deus.
OREMOS:
Virgem de Lampadosa, olhai pelos teus filhos que sofrem preconceito racial. Apaga de nosso tempo a intolerância e o racismo, flagelos que aprisionam o homem na irracionalidade. Dá- nos a sabedoria de acolher nossos irmãos, sem olharmos cor e raça.
Nossa Senhora Lampadosa, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.


Nenhum comentário: