quarta-feira, 3 de maio de 2017

123º dia, Nossa Senhora da Hora



Por Deiber Nunes Martins
Nossa Senhora da Hora é uma devoção antiga que surgiu no intuito da busca por sua intercessão nos momentos de grandes aflições, ou na hora do parto, onde se pedia à Virgem, proteção às mulheres grávidas e aos bebês, sobretudo naquele tempo em que as condições sanitárias e a medicina ofereciam muito pouco às pessoas.
Em 1514, um comerciante marítimo português de nome Aleixo Francisco, resolveu construir uma capela em honra à Nossa Senhora da Hora, por ocasião do nascimento de seu filho. A capela foi construída num vilarejo conhecido como Matosinhos e existe lá até hoje, tendo, alcançado à condição de paróquia no início do século XX.
Também no lugar onde Aleixo Francisco escolheu para erigir a capela, existia uma fonte com sete bicas, conhecida como Mãe das Águas. Muitos devotos consideravam milagrosa as águas daquela fonte e inúmeros relatos e testemunhos de milagres, surgiram ali. Por conta disso e também por conta do desenvolvimento econômico da região, milhares de peregrinos passaram a visitar a Capela. E com o passar do tempo, ela alcançou a condição de padroeira da região.

OREMOS:
Oh Virgem da Hora, abençoai as mães que aguardam ansiosamente a chegada de seus filhos. Cuidai do momento do parto, assim como das horas de angústia que teus devotos venham a passar. Abençoai os cristãos, para que saibamos levar aos quatro cantos do mundo a sabedoria do evangelho.
Nossa Senhora da Hora, velai por nós!
REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes. São Paulo, Ed. Paulus, 2014.

Blog Mãe de Jesus. Disponível em http://maejesus.blogspot.com/2014/08/nossa-senhora-da-hora-ou-da-boa-hora.html, último acesso em 27 de abril de 2017 às 11h28min.

Nenhum comentário: