quinta-feira, 11 de maio de 2017

131° dia, Nossa Senhora de Azambuja


Por Deiber Nunes Martins
Em 1875, as famílias de imigrantes oriundas de Treviglio na Itália, combinaram de construir uma capela em honra a Nossa Senhora do Caravaggio tão logo chegassem ao Brasil, com o intuito de se manterem unidas neste país. O objetivo não foi alcançado, pois aportaram em Brusque, no bairro de Azambuja, apenas 9 imigrantes italianos. No entanto, esses imigrantes não desistiram da construção da capela e a concretizaram algum tempo depois, em 1887.
A pequenina capela logo se destacou, recebendo um quadro com a imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, vinda especialmente da Itália. Muitos romeiros passaram a visitar Azambuja, fazendo com que fosse necessária a construção de uma igreja maior em Brusque. E assim foi feito. Em agradecimento, o povo passou a celebrar duas festas marianas: a de Nossa Senhora de Caravaggio, em maio e a festa da Assunção de Maria, no mês de agosto.
Em 1905, Maria começou a ser conhecida também como Nossa Senhora de Azambuja, tendo seu dia celebrado no terceiro domingo do mês de agosto.
OREMOS:
Nossa Senhora de Azambuja, abençoai vossos filhos. Guiai nossos passos no caminho da santidade. Fazei com que tenhamos a sabedoria e a humildade de agir sempre, pautados pela Palavra do Senhor e que por vossa intercessão esta Palavra semeie e dê frutos no meio de nós.
Nossa Senhora de Azambuja, velai por nós!
REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 títulos marianos. São Paulo: Ed. Paulo, 2014.
Portal do Santuário Nacional de Aparecida. Disponível em http://www.a12.com/santuario-nacional/formacao/detalhes/nossa-senhora-de-azambuja, último acesso em 10 de maio de 2017 às 22h15min.



Nenhum comentário: