quinta-feira, 4 de maio de 2017

124º dia, Nossa Senhora do Pronto Socorro


Por Deiber Nunes Martins
As irmãs da Companhia de Santa Úrsula, as irmãs ursulinas, foram as primeiras a pisarem o solo americano. E se estabeleceram na cidade de Nova Orleans, no Estado da Louisiana. Em 1763, o território da Louisiana ficou sob o domínio da coroa espanhola. Por esta razão, o convento das irmãs ursulinas, de origem francesa, passou a receber irmãs espanholas, que em pouco tempo, passaram a ser a maioria no convento.
No início do século XIX, a Louisiana voltou para o domínio francês. As irmãs espanholas, então, temendo que a influência francesa mudasse a espiritualidade do convento, resolveram se transferir para o convento de Havana, em Cuba. Preocupada com o esvaziamento e a possível extinção do convento de Louisiana, a madre Santo André, resolveu escrever à sua prima, madre São Miguel, que cuidava do convento em Paris. Madre São Miguel ficou sensibilizada com a possibilidade do fechamento do convento nos EUA, porém via grandes dificuldades em ajudar sua prima, visto que precisaria de uma autorização do Papa Pio VII, para se transferir para a América e o papa, encontrava-se prisioneiro incomunicável de Napoleão.
Tais dificuldades não abateram o ânimo de Madre São Miguel, que rogou à Nossa Senhora dizendo: “Ó Santíssima Virgem, se alcançastes ‘pronta’ e favorável resposta ao meu pedido, eu vos prometo fazer com que sejais honrada em Nova Orleans sob o título de Nossa Senhora do Pronto Socorro”. E Nossa Senhora atendeu o pedido da madre, uma vez que conseguira do Papa a tão difícil autorização de transferência para Nova Orleans.
Cheia de júbilo, Madre São Miguel e outras irmãs, companheiras de convento, partiram para Nova Orleans levando uma imagem de Nossa Senhora, que mandaram esculpir em agradecimento. No final do ano de 1810, chegaram à Louisiana. E colocaram a imagem na capela do convento, onde a imagem passou a ser objeto de veneração dos seus devotos.
Dois anos depois, um terrível incêndio atingiu um prédio ao lado do convento. O vento forte propagava as chamas que ameaçavam atingir também o prédio das irmãs ursulinas. Diante de tal ameaça, madre Santo Agostinho pegou a imagem de Nossa Senhora do Pronto Socorro e colocou-a diante das chamas, que começavam a invadir uma das janelas do convento. As irmãs rezaram à Nossa Senhora e imediatamente o vento começou a cessar e as chamas começaram a diminuir até serem controladas, sem causar nenhum dano ao convento.
O milagre tornou a devoção a Nossa Senhora do Pronto Socorro ainda mais conhecida em Nova Orleans. Em 1815, os britânicos ameaçavam tomar Louisiana e tinham um exército bem mais numeroso que o norte-americano. No entanto, a armada britânica foi derrotada e deram todo o crédito a Virgem Maria, aumentando ainda mais o número de seus devotos.
OREMOS:
Virgem Santíssima, muitas vezes nos vemos perdidos diante dos infortúnios. Os problemas parecem nos sufocar e entramos em desespero. Em tais ocasiões, mostra-nos o caminho da esperança, aumentai a nossa fé. Fazei com que tenhamos uma fé viva, capaz de não se abalar diante das tempestades da vida.
Nossa Senhora do Pronto Socorro, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.

Portal do Santuário Nacional de Aparecida. Disponível em http://www.a12.com/santuario-nacional/formacao/detalhes/nossa-senhora-do-pronto-socorro, último acesso em 27/04/2017 às 16h16min. 

Nenhum comentário: