sexta-feira, 26 de maio de 2017

146º dia, Nossa Senhora de Caravággio


Por Deiber Nunes Martins
A cidade de Caravággio na Itália, na província de Bérgamo, situa-se entre Milão e Veneza. No ano de 1432, época em que milaneses e venezianos travavam uma terrível guerra, Giannetta Vacchi, às vésperas de completar 32 anos, teve um encontro com Nossa Senhora, que mudou sua vida.
Aquela pobre mulher, era muito devota da Virgem Maria, não deixando um só dia de recomendar sua vida à Mãe de Seu Senhor. Tendo casado muito nova e contra sua vontade, sofria com resignação a violência do marido que entre humilhações e ofensas, também batia nela. Num de seus ataques, a 26 de maio de 1432, mandou que ela fosse buscar feno para os animais. A pobre Giannetta, mesmo muito machucada, atendeu obediente a ordem do marido. Era fim de tarde e após muito esforço, a pobre mulher percebeu que teria dificuldades para levar todo aquele feno que havia colhido para sua casa, pois o lugar em que estava, um campo chamado Mazolengo, ficava muito distante. Preocupada e com medo do marido agredi-la ainda mais, pôs-se a jovem senhora a orar pedindo a intercessão da Mãe de Jesus.
Nem bem terminou sua prece, e a Virgem Maria lhe apareceu de forma majestosa, causando-lhe espanto e ao mesmo tempo admiração. Pediu a Mãe de Nosso Senhor que Giannetta ajoelhasse e prestasse atenção no que ela lhe diria. Incrédula e ainda temerosa do marido, a pobre mulher se desculpou dizendo que tinha que levar todo aquele feno com certa pressa, mas Nossa Senhora, com a afabilidade que lhe é peculiar, ordenou que Giannetta se ocupasse do que Ela teria a lhe dizer.
Disse então a Virgem que o intento de Seu Filho era destruir o mundo por conta da iniquidade dos homens. No entanto, graças às insistentes preces da Mãe, Jesus tinha se demovido de seu justo intento. Todavia, cabia aos homens todas as sextas-feiras jejuarem a pão e água e em honra a Ela, celebrarem as tardes do sábado.
Giannetta estava receosa das pessoas não acreditarem nela. Porém Maria Santíssima a tranquilizou, dizendo que deixaria sinais visíveis de que sua aparição era verdadeira. E após abençoar Giannetta, a Virgem Maria desapareceu, deixando um sinal onde havia pisado. Naquele mesmo lugar, sem nenhuma explicação brotou uma fonte de água.
Vendo os sinais e a honestidade de Giannetta, as pessoas creram no seu relato. E buscaram acolher o pedido de Maria. Inúmeras pessoas que beberam da água da fonte de Caravággio foram completamente curadas de suas enfermidades. O vigário de Caravággio mandou construir uma igreja no lugar da aparição e esta ficou pronta dezenove anos depois. As romarias a Caravággio se intensificaram, cabendo a São Carlos Borromeu a ampliação da Igreja. Porém os efeitos do tempo, fizeram com que a igreja se deteriorasse e tivesse de ser demolida , para dar lugar ao grandioso Santuário de Nossa Senhora do Caravággio.
No Brasil, a devoção a Virgem de Caravággio chegou com os imigrantes italianos e é mais intensa no sul do país, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
OREMOS:
Santa Maria de Caravággio, olhai pelas mulheres que assim como Giannetta, sofrem nas mãos de homens violentos e injustos. Fazei com que a violência doméstica que se tornou um flagelo na vida sobretudo das mulheres, seja banida do nosso meio. Que a família seja preservada de ideologias egocêntricas e irresponsáveis como o machismo e o feminismo, para que os casais percebam que o respeito e o carinho são essenciais na vida a dois. Que as autoridades sejam mais rigorosas contra todo tipo de violência doméstica, fomentando assim o princípio de que a família é a base de toda sociedade.
Nossa Senhora de Caravággio, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ROMAN, Ernesto N. Aparições de Nossa Senhora: Suas mensagens e milagres. São Paulo: Ed. Paulus, 2015.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.


Nenhum comentário: