sábado, 6 de maio de 2017

126° dia, Nossa Senhora dos Mártires



Por Deiber Nunes Martins
No século XII, Portugal estava sob o domínio dos sarracenos (mouros). O rei Afonso Henriques, buscando libertar seu povo do jugo dos infiéis, fez um pedido à Virgem Maria: se seu exército saísse vencedor da batalha que travaria pela reconquista de seu território, e fosse este exército, merecedor da proteção da Virgem, o rei construiria um santuário em sua homenagem. Em 25 de outubro de 1147, finalmente o exército português, aliado a uma armada de cruzados formada por alemães, ingleses e franceses, saiu vitorioso da batalha e Dom Afonso Henriques, cumpriu sua promessa.
O santuário foi construído no local onde os soldados mortos em combate tinham sido sepultados. Por esta razão, dedicaram o santuário a Nossa Senhora dos Mártires. E o novo título de Nossa Senhora foi reconhecido oficialmente pelo Papa Urbano VI, quando elevou o santuário mariano à categoria de basílica.
A imagem de Nossa Senhora dos Mártires é a mesma que acompanhava os soldados durante a batalha contra os mouros.
OREMOS:
Nossa Senhora dos Mártires, protegei-nos das guerras e do terrorismo. Afasta de nosso meio todo radicalismo religioso, toda postura fundamentalista, seja qual for a religião que ela se insira. Fazei com que os ideais de Cristo prevaleçam em meio aos conflitos e os homens renunciem à insanidade da cultura da morte, tão comum em nossos dias. Fazei com que os inimigos trabalhem pela paz e não pela guerra, para que os mártires aos quais és padroeira, sejam os do passado e não de nosso tempo.
Nossa Senhora dos Mártires, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes. Orações e história de 260 títulos marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2005.


Nenhum comentário: