quinta-feira, 25 de maio de 2017

145º dia, Nossa Senhora de Dong Lu

Por Deiber Nunes Martins
Esta devoção surgiu na China, no ano de 1900. Apesar do governo chinês, de viés comunista proibir toda e qualquer devoção religiosa, este culto permanece fiel e resiste ao longo dos anos. Sempre nos meses de maio, milhares de devotos peregrinos, sobem a chamada “Colina da Mãe”, onde prestam homenagem e veneração a Nossa Senhora.
Dong Lu é um vilarejo chinês, situado à província de Boading. A revolução cultural chinesa, fez crescer o ódio de grupos anti-cristãos, denominados “boxers” por todo o país. No ano de 1900, a população de Dong Lu estava prestes a ser dizimada pelos “boxers” que cercavam todo o vilarejo. Quando preparavam-se para invadir Dong Lu, Nossa Senhora apareceu diante deles, pairando no ar, sobre Dong Lu. Atemorizados, os “boxers” deram tiros na direção da Virgem Maria e fugiram em disparada. Em gratidão, os devotos construíram um santuário em honra a Virgem Maria. Uma imagem da Virgem em trajes de imperatriz chinesa foi esculpida e passou a ser venerada como a Virgem de Dong Lu.
Na China, dois títulos marianos se destacam: Nossa Senhora de Sheshan e Nossa Senhora de Dong Lu. O primeiro é venerado pela Associação Patriótica, a Igreja Católica Chinesa, que não segue ao Papa. E a segunda, Dong Lu, que hoje relatamos, é venerada pela Igreja Católica Apostólica Romana, conhecida na China como “Igreja Subterrânea”, fiel ao Papa.

OREMOS:
Oh Virgem de Dong Lu, abençoai o povo chinês. Propagai os ensinamentos de Cristo também a este longínquo e desconhecido país. Que a vossa proteção recaia sobre a Igreja Católica na China, tão perseguida a ponto de ser chamada de “subterrânea”. Que mesmo nas catacumbas, nos subsolos, à margem da sociedade, a Igreja Católica na China cresça e desperte no mundo a santidade e os valores de Vosso Filho, Cristo Jesus.
Nossa Senhora de Dong Lu, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed Paulus, 2014.


Nenhum comentário: