quinta-feira, 18 de maio de 2017

138º dia, Nossa Senhora de Kazan

Por Deiber Nunes Martins
Ícone bizantino pintado no século XIII, Nossa Senhora de Kazan, tem esse nome por conta da cidade em que se encontra: Kazan, na Rússia. A imagem é a Virgem segurando o Menino que lhe dá a benção.
Em 1 de outubro de 1552, o exército do czar Ivan, o terrível tomou a cidade de Kazan, que até aquele momento pertencia ao reino Tártaro. Vitorioso na guerra, o czar mandou construir uma basílica em honra a Anunciação de Nossa Senhora.
Anos mais tarde, em 1579, a cidade de Kazan foi destruída por um incêndio. A Virgem Maria apareceu a uma menina de 9 anos e mandou-a escavar as ruínas da Igreja, para resgatar o ícone, que estava intacto no meio das cinzas. A imagem mariana foi encontrada e transladada para a Catedral da Anunciação de Kazan.
Tal milagre fez com que aumentassem as peregrinações e a veneração à Virgem.
No início do século XX, o ícone de Nossa Senhora de Kazan desapareceu durante uma revolta popular. Foi reencontrado 70 anos depois, numa exposição de arte nos Estados Unidos. Uma organização católica mariana, adquiriu a imagem e a entronizou na Capela Bizantina em Fátima. Em 1993, o ícone foi entregue ao Papa João Paulo II que guardou a imagem consigo até ter a oportunidade de entrega-la ao patriarca da Igreja Ortodoxa Russa, Alexis II.
O que finalmente aconteceu em 28 de agosto de 2004, quando então o ícone passou a ser venerado por todo o patriarcado de Moscou.
OREMOS:
Nossa Senhora de Kazan, olhai pelos vossos devotos, sobretudo os doentes nas casas, asilos e hospitais. Abençoa o povo russo, assim como toda a Europa, livrando toda essa nação das ameaças de terrorismo e outros flagelos.
Nossa Senhora de Kazan, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.
Site Ecclesia, da Sacra Arquidiocese Ortodoxa de Buenos Aires. Disponível em https://www.ecclesia.com.br/biblioteca/iconografia/o_milagroso_icone_da_virgem_de_kasan.html último acesso em 18 de maio de 2017 às 18h18min.



Nenhum comentário: