domingo, 21 de maio de 2017

141º dia, Nossa Senhora do Leite



Por Deiber Nunes Martins
A imagem de Nossa Senhora do Leite traz Maria amamentando o Menino Jesus. Pode aparecer sentada ou em pé. Importante ressaltar esse traço da vida de toda mãe: a amamentação. O ato mais íntimo de uma mãe para com seu filho é dar-lhe o alimento, no caso o leite materno. Fonte de vida e prevenção de muitas doenças na infância, o leite materno é um sinal genuíno de amor de mãe.
Segundo a tradição, em fuga para o Egito, Maria parou diante de uma gruta, para amamentar Jesus. Ao amamentar seu Filho, um pouco de leite teria espirrado numa pedra que teria se embranquecido. A partir daí, as mães criaram o costume de raspar a pedra e dela extrair o seu pó branco para misturá-lo a água e dar volume ao leite. Por conta desse fato é que se diz que a devoção a Nossa Senhora do Leite tenha se originado na Palestina, nas proximidades de Belém.
Ao longo do tempo, a imagem de Maria amamentando Jesus passou a ser explorada pelos artistas, sobretudo os renascentistas do final da Idade Média. E cada vez mais, as imagens tomaram um caráter menos intimista e mais expressivo, retratando o contexto humano da maternidade.
OREMOS:
Virgem Soberana, tens a propriedade de ensinar a teus filhos até nos atos mais singelos e corriqueiros da vida humana. O ato de amamentar Teu Filho é sinal para nós do carinho e do amparo com que cuidastes de Jesus e que também cuidas da humanidade. Que saibamos diante de vossa experiência materna, dar sentido às nossas relações humanas, amando mais e respeitando mais nossos semelhantes. Que o dom da maternidade seja reavivado nas mulheres, para que elas sintam-se plenamente realizadas com seus filhos. Que também a família, retire desse vosso ato, sentido e força na luta diária.
Nossa Senhora do Leite, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.


Nenhum comentário: