sábado, 20 de maio de 2017

140º dia, Nossa Senhora do Horto


Por Deiber Nunes Martins
A pequena Chiavari, situada nas proximidades de Gênova, na Itália, no final do século XV, sofreu com a epidemia de peste. Foi quando uma senhora devota de Nossa Senhora, de nome Maria Turchina, fez uma promessa à Virgem de que construiria um altar pra ela, se a doença não atingisse sua casa.
Nossa Senhora atendeu seu pedido e a senhora pediu a Benedetto Borzone que pintasse a imagem da Mãe de Jesus junto a São Sebastião e São Roque. O artista pintou a imagem no altar da Igreja e posteriormente num muro do horto da cidade, numa praça, em um local de muito movimento de pessoas.
A imagem mariana retrata a Virgem segurando o Menino Jesus com a mão esquerda, enquanto a mão direita abençoa a cidade e aqueles que por ali passavam. As pessoas passaram a chamar a imagem de Madonna dell’ Horto, que quer dizer Nossa Senhora do Horto. Por volta de 1528, a epidemia de peste voltou a assolar a cidade, mas as pessoas tornaram-se ainda mais devotas a Nossa Senhora. E rezavam diante da imagem, que mesmo apesar das intempéries enfrentadas como chuva, sol e a brisa do mar, mantinha-se incólume sem nenhum dano à pintura, que mantinha sua tonalidade original.
Em 1769, a imagem de Nossa Senhora do Horto foi solenemente coroada.
OREMOS:
Senhora do Horto, dá-nos resiliência suficiente para suportar todas as intempéries deste mundo. Que fiéis aos ensinamentos do Vosso Filho, não nos deixemos levar pelo egoísmo e pela ganância desmedida, que fazem com que as injustiças se proliferem em nosso meio como uma epidemia devastadora. Que tenhamos sempre o vosso exemplo como guia de comportamento, de modo a nos afastarmos completamente dos pecados deste mundo.
Nossa Senhora do Horto, velai por nós!
REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.
Blog “O Jovem no Caminho”. Disponível em http://ojovemnocaminho.blogspot.com.br/2015/12/senhora-do-horto-em-1943-na-italia-teve.html último acesso em 19 de maio de 2017 às 11h29min.


Nenhum comentário: