segunda-feira, 22 de maio de 2017

142º dia, Nossa Senhora de Montserrat


Por Deiber Nunes Martins
A história de Nossa Senhora de Montserrat é bem distinta e gera diversos relatos ao longo do tempo. Diz a tradição que a imagem mariana teria sido levada a Barcelona pelo Apóstolo Pedro. E já no século VI, a imagem era venerada pelos fiéis naquela cidade. Todavia, neste mesmo século, os mouros, invadindo a Espanha, fizeram com que cristãos piedosos, receando que profanassem as imagens devocionais, esconderam aquela imagem de Nossa Senhora, numa caverna recôndita nas montanhas da Catalunha.
Acredita a tradição que, passados dois séculos, quis o Céu que a humanidade reencontrasse a belíssima imagem da Mãe de Deus. Num dia de sábado, no final do mês de abril, alguns pastores de rebanhos avistaram no céu estrelas mais brilhantes que o sol e um coro de vozes angélicas, que vinha das montanhas. Entre espanto e admiração, os pastores foram até seus patrões que contaram o fato ao pároco da região. Este, relatou-o ao bispo e o bispo, ao prefeito de Barcelona. Todos eles, subiram com dificuldade a íngreme montanha, indo na direção dos cantos e das luzes. Ao final da subida, encontraram uma caverna escondida e nela, a imagem de Maria, enegrecida pela ação do tempo. A imagem de Nossa Senhora negra, mostra Maria sentada com o Menino Jesus no colo e a mão direita erguida.
Em júbilo, os homens organizaram uma romaria para levar a imagem à Manresa, uma cidade vizinha a Barcelona. Num dado ponto da caminhada, a imagem ganhou um peso descomunal e ninguém mais conseguiu movê-la. Entenderam então que a imagem deveria permanecer ali e construíram um Santuário a ela.
Montserrat, que quer dizer “monte serrado”, fica nas montanhas da Catalunha, Espanha. A Virgem de Montserrat é conhecida pelos catalães como a Estrela do Oriente e chamada carinhosamente de Virgem Morena.
O Papa Leão XIII declarou Nossa Senhora de Montserrat a padroeira da Catalunha.
OREMOS:
Nossa Senhora de Montserrat, padroeira do povo da Catalunha, vós sois escolhida para acolher aos anseios dos catalães. Abençoa este povo e sua busca por emancipação política. Olhai por toda a Espanha e pelos espanhóis, para que reavivem sua fé e consigam vencer a onda de secularismo que oprime toda a Europa.
Nossa Senhora de Montserrat, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Portal A12 – Academia Marial de Aparecida. Disponível em http://www.a12.com/santuario-nacional/formacao/detalhes/nossa-senhora-de-montserrat, acessado em 23 de maio de 2017 às 10h52min.

Nenhum comentário: