terça-feira, 16 de maio de 2017

136º dia, Nossa Senhora de Gietrzwald


Por Deiber Nunes Martins
Situada a 200 quilômetros de Varsóvia, capital da Polônia, a cidade de Gietrzwald, possui uma igreja do século XIV, onde está exposto um ícone mariano belíssimo, feito no século XVI. Anos mais tarde, em 1877, a Virgem Maria apareceu durante três meses a duas meninas polonesas: Justina Szafrynska e Bárbara Samulowska, de 13 e 12 anos respectivamente.
As duas meninas eram amigas e se preparavam para receber a primeira comunhão, fato que ocorreu durante o período das aparições de Nossa Senhora, que foi de 27 de junho a 16 de setembro de 1877. Na primeira aparição, estava Justina caminhando diante da Igreja, na hora do Ângelus, portanto, às 18 horas, quando se deparou com Nossa Senhora sobre uma nuvem, vestida de branco com um véu azul e uma coroa de doze estrelas em volta da cabeça. Nas aparições seguintes, Justina estava acompanhada da amiga Bárbara. Dessa vez, Nossa Senhora apareceu com um Menino Jesus no colo e ele segurava um globo azul. Em todas as aparições, a Virgem Maria pedia que se rezasse o Santo Rosário todos os dias, pela libertação da Polônia.
O pároco de Gietrzwald, beato Weichslowi foi um dos que ouviram e acreditaram nos relatos das meninas e divulgou incessantemente as mensagens de Nossa Senhora que elas recebiam. Apesar disso, as aparições de Maria em Gietrzwald só foram reconhecidas pela Igreja, um século depois. Insatisfeito com a repercussão das aparições, o governo polonês passou a perseguir as meninas, que tiveram de fugir para Paris, onde se tornaram religiosas. Bárbara Samulowska saiu da França e foi para a Guatemala onde serviu em orfanatos e hospitais. Considerada Serva de Deus, Bárbara morreu em 1950, aos 85 anos. E aguarda seu processo de beatificação e canonização.
OREMOS:
Virgem Santa, a Polônia têm despertado para o mundo inúmeras vocações para a santidade. Da mesma forma que o espectro do comunismo assolou o país com o relativismo e o ateísmo, a devoção mariana rende ao mundo um fervor missionário sem igual, como demonstrado nas meninas de Gietrzwald e também em São João Paulo II. Fazei com que a humanidade siga o exemplo da fé polonesa e ofereça ao mundo novas vocações e santidades, preparadas para os embates cada vez mais incisivos entre aqueles que defendem Jesus e os que não conseguem compreendê-lo.
Nossa Senhora de Gietrzwald, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Blog “Nossa Senhora Mãe da Humanidade”. Disponível em http://nossasenhoradedivinopolis.blogspot.com.br/2014/05/aparicoes-de-nossa-senhora-em-gietrzwald.html, acessado em 15 de maio de 2017 às 16h30min.

Nenhum comentário: