terça-feira, 30 de maio de 2017

150º dia, Nossa Senhora da Visitação


Por Deiber Nunes Martins
Este título mariano vem do Segundo Mistério Gozoso, na oração do Santo Rosário: Maria visita sua prima Isabel. A Mãe de Nosso Senhor, grávida dele, vai ao encontro de sua prima, numa viagem longa, penosa. O intuito de Nossa Senhora era um só: ajudar sua prima, também grávida de idade muito avançada. O sentido do serviço deve aqui ser exaltado em Nossa Senhora. Ela tinha todos os motivos para se preservar em sua casa, longe dos riscos que aquela viagem podia trazer à sua gravidez. Mas antes de qualquer coisa, Maria pensou em sua parenta, pensou nas dificuldades que sua prima poderia estar enfrentando, grávida na velhice.
Tão logo Isabel avistou Nossa Senhora, João Batista, o precursor do Salvador, mexeu em seu ventre e ela chamou Maria de Agraciada. Isabel, ali, também se encheu do Espirito Santo. E cheia do Espirito de Deus, pode reconhecer na sua prima, que vinha lhe servir, a santidade da Mãe de Nosso Senhor.
Em resposta, Maria proclama ali, um dos hinos mais belos da Sagrada Escritura, o Magnificat. A oração do Magnificat, deve nos encher de confiança e fé, em Deus nosso Senhor, a Divina Providência. Rezar o Magnificat é ter um coração agradecido e adorador, que reconhece em Deus, o senhorio de toda a nossa vida, de toda a nossa história. Este é um importante ensinamento, de Nossa Senhora da Visitação.
A imagem que representa este título de Nossa Senhora é Maria de pé, cumprimentando sua prima Isabel, que com a cabeça abaixada estende os braços à Mãe de Nosso Senhor Jesus. A data de comemoração desta festa é 31 de maio, em função da preparação para o Natal do Senhor.
OREMOS: Magnificat
“A minha alma glorifica ao Senhor,
Meu espírito exulta de alegria
Em Deus, meu Salvador,
Porque olhou para sua pobre serva.
Por isso, desde agora,
Me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,
Porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso
E cujo o nome é Santo.
Sua misericórdia se estende, de geração em geração,
Sobre os que o temem.
Manifestou o poder de seu braço:
Desconcertou os corações dos soberbos.
Derrubou do trono os poderosos
E exaltou os humildes.
Saciou de bens os indigentes
E despediu de mãos vazias os ricos.
Acolheu a Israel, seu servo,
Lembrado de sua misericórdia.
Conforme prometera a nossos pais,
Em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre”. (Lc 1, 46-55)

Nossa Senhora da Visitação, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
Bíblia Sagrada Ave Maria 92ª Edição. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2013.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: