domingo, 7 de maio de 2017

127° dia, Nossa Senhora de Chinquinquirá


Por Deiber Nunes Martins
Chinquinquirá é uma cidade situada a mais de dois mil metros de altitude no estado de Boyacá, na Colômbia. Na língua indígena quer dizer lugar pantanoso e de neblina.
Quando da colonização espanhola, em 1560, Antônio de Santana foi nomeado administrador de Chinquinquirá. Então ele construiu uma capela na cidade e nela depositou uma imagem de Nossa Senhora do Rosário, feita numa manta de algodão. Com o passar do tempo a manta se deteriorou, necessitando de cuidados de restauração. Enquanto aguardava para ser restaurada, a imagem, milagrosamente, apareceu renovada, com as cores vivas e brilhantes. Em 450 anos a imagem se deteriorou muito, mas sempre recuperou suas cores vibrantes, sempre se renovou. Daí, o quadro ser chamado pelos colombianos de “renovação”.
O milagre da renovação das cores da imagem de Nossa Senhora de Chinquinquirá foi visto por um menino e três mulheres. Em 1829, o Papa Pio VII declarou Nossa Senhora de Chinquinquirá, a padroeira da Colômbia.
OREMOS:
Oh Senhora do Rosário de Chinquinquirá, padroeira dos colombianos, favorecei a este povo tão sofrido da América. Fazei com que os colombianos superem as dificuldades enfrentadas por um país dividido entre o governo e os rebeldes e sejam exemplo de nação para toda as Américas. Abençoai a Colômbia e os colombianos.
Nossa Senhora do Rosário de Chinquinquirá, velai por nós!

REFERÊNCIAS:
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.


Nenhum comentário: