segunda-feira, 8 de maio de 2017

128° dia, Nossa Senhora de Lujan


Por Deiber Nunes Martins
No ano de 1630, Farias, um fazendeiro argentino pediu a um amigo escultor português que morava no Brasil, que lhe enviasse uma imagem da Virgem Maria para que ele pudesse colocar na Capela que estava construindo. O amigo enviou-lhe duas imagens: uma da Imaculada Conceição e outra de Nossa Senhora Mãe de Deus.
As imagens foram colocadas numa carroça puxada por bois que saiu de Buenos Aires rumo ao norte da Argentina. Quando chegaram às margens do rio Lujan, na entrada de uma fazenda, os animais empacaram e nada os fazia mover. Após muitas tentativas sem sucesso, os tropeiros retiram as caixas com as imagens de cima da carroça e os animais se moveram. Embora não fizesse muito sentido, colocaram uma das caixas em cima da carroça e os animais pararam. Trocaram a caixa e os animais voltaram a marchar, sem serem acossados. A imagem que fizera os animais empacarem era a da Imaculada Conceição. Os homens viram neste fato, um sinal de Deus para deixar naquele local a imagem e em procissão, a levaram para a capela da fazenda em que estavam, sob os cuidados do proprietário das terras, João Rosendo. A partir daí, diversos milagres e curas aconteceram na região, atraindo peregrinos de todas as partes da Argentina. Por conta do evento prodigioso que viram, os homens deram à imagem o nome de Nossa Senhora de Lujan, em referência ao local, onde os animais empacaram.
Em 1874, a antiga capela deu lugar a um santuário em estilo gótico, com duas torres de mais de 100 metros de altura. Em 1887, a Virgem de Lujan foi coroada e declarada padroeira da Argentina, anos depois, em 1930. Nossa Senhora de Lujan é a santa de devoção do Papa Francisco.
OREMOS:
Nossa Senhora de Lujan, abençoa o povo argentino e todos os povos da América. Venha em nosso favor contra as ciladas e embustes do inimigo. Livrai a Argentina e toda a América da fome, das guerras e das epidemias. Cuidai de vossos filhos e convertei-os para que libertos dos intentos do maligno, possamos ser discípulos missionários de Cristo Jesus.
Vós sois a santa de devoção do Papa Francisco. Intercedei, oh Mãe, pelo nosso Santo Padre, para que ele cumpra com todo êxito e bênçãos do Senhor, sua missão. Que por meio do seu pontificado, os povos de diferentes religiões, se abram à graça de Deus e promovam a paz. Ajudai o Papa Francisco a enfrentar com sabedoria e mansidão, as cruéis afrontas de seus opositores, dentro da Igreja. Sabemos, Mãe, que muitos de nós católicos, questionam os atos do Santo Padre, julgando-o com critérios políticos e carregados de preconceitos. Que Francisco saiba lidar com essas situações e promova a união da Igreja, em torno do projeto salvifico de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Nossa Senhora de Lujan, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes. Ed. Paulus, São Paulo, 2014.
Blog do Pe. Luizinho (Canção Nova). Disponível em http://blog.cancaonova.com/padreluizinho/2008/10/06/quem-e-a-padroeira-da-argentina/ , acessado em 05 de maio de 2017 às 19h21min.

Nenhum comentário: