terça-feira, 2 de maio de 2017

122º dia, Nossa Senhora de Izamal


Por Deiber Nunes Martins
A cidade de Izamal, no México, era um território do império maia. Situada no estado de Yucatán, Izamal era tida como um território sagrado para os maias. Quando os colonizadores chegaram ao México, transformaram toda a região num território mariano. Consagraram a região à Virgem Maria. Nascia aí o culto a Nossa Senhora de Izamal.
Em 1992, o Papa João Paulo II falou sobre a Virgem de Izamal:
“Na pequena cidade de Izamal, na península de Yucatán, desde os primórdios da cristianização daquelas terras, em meados do século XVI, próximo às ruínas de uma antiga pirâmide maia, os franciscanos construíram um convento, centro de intensa evangelização dos indígenas”.
Junto ao convento a que São João Paulo II se refere, construíram também uma capela, onde depositaram uma das imagens da Imaculada Conceição que o guardião Frei Diego de Landa mandou fazer, esta para Izamal e a outra para Mérida, capital de Yucatán.
Anos depois, Nossa Senhora de Izamal foi proclamada rainha e padroeira de Yucatán.
OREMOS:
Virgem de Izamal, olhai pelos povos da América Latina, sobretudo os indígenas. Cuidai dos nossos irmãos, pioneiros destas terras e que hoje estão praticamente extintos, dizimados pela ganância do homem. Cuidai, Mãe, dos índios e de suas tradições. Fazei com que nossa sociedade os respeite e preserve seu espaço, suas terras.
Nossa Senhora de Izamal, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.
Blog “Libertos pela intercessão da Mãe”, disponível em http://mariamaedasgracas.blogspot.com.br/2015/02/nossa-senhora-de-izamal-izamal-e-uma.html , último acesso em 26 de abril de 2017 às 16h45min.


Nenhum comentário: