domingo, 30 de abril de 2017

120º dia, Nossa Senhora da Fé



Por Deiber Nunes Martins
Comemorado no segundo domingo da Páscoa, a festa a Nossa Senhora da Fé, foi difundida pelos padres da Companhia de Jesus, os jesuítas, que levaram a devoção a vários países da Europa e a América Latina. Maria é o exemplo vivo de fé que o católico possui. Segundo Catecismo da Igreja Católica, por meio da fé, o homem submete toda sua inteligência, toda a sua razão a Deus. E o que mais Maria fez, quando deu seu sim ao Anjo Gabriel?
Os portugueses veneram Nossa Senhora da Fé dizendo ser ela a mais querida taumaturga dos povos portugueses. E a ela, todos recorrem nos momentos de dificuldade. No Brasil, desde o século XVII que Maria é conhecida como Nossa Senhora da Fé. Em 1644, na capela dos jesuítas em Salvador havia uma imagem da Mãe da Fé. Esta imagem era um ícone esculpido em madeira de cerca de um metro e meio de altura, revestido de prata. Esta imagem acabou sendo extraviada.
Existem diversas igrejas e capelas dedicadas a Nossa Senhora da Fé, espalhadas pelo mundo. As mais conhecidas estão em Portugal, na Bélgica, na França, Brasil e Itália.
OREMOS:
Nossa Senhora da Fé, rogai por vossos filhos que padecem nas incertezas de uma fé vacilante. Dá-nos um coração capaz de ser fiel e de propagar a nossa fé. Ensina-nos a em tudo dar graças e em tudo confiar em Deus, pois é pelo olhar da fé, que vamos compreendendo o amor de Deus por nós.
Nossa Senhora da Fé, rogai por nós!
REFERÊNCIA:

BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.

Nenhum comentário: