quarta-feira, 26 de abril de 2017

116º dia, Nossa Senhora do Bom Conselho


Por Deiber Nunes Martins
A Mãe do Bom Conselho recebeu esse título desde o início da Era Cristã, quando os apóstolos a procuravam para aconselharem-se com ela sobre seus empreendimentos e decisões. Portanto, a Virgem do Bom Conselho era conhecida dos fiéis em Genazzano, nas cercanias de Roma, Itália.
Segundo conta a tradição, no século XV, na cidade albanesa de Scutári, a imagem da Mãe de Deus, desprendeu-se da parede da Igreja e foi levada pelo vento até Genazzano. Era um tempo de terríveis perseguições à igreja e os fiéis por parte de turcos e muçulmanos. Por isso, acreditou-se que a imagem teria aparecido na cidade, para não ser destruída em Scutári. Isso foi no ano de 1467.
Naquele ano mesmo, a igreja de Genazzano passava por reformas quando em 25 de abril, uma nuvem em forma de coluna baixou e encostou numa das paredes do templo. Ao se dissipar, apareceu pintado na parede a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho. Sem nenhuma intervenção humana, os sinos começaram a badalar, chamando a atenção para o evento extraordinário. O fato atraiu uma multidão de peregrinos, entre eles dois albaneses, que segundo conta, atravessaram o mar Adriático a pé enxuto, para encontrarem a imagem da Virgem do Bom Conselho.
Também muitos papas visitaram e visitam o Santuário de Nossa Senhora do Bom Conselho em Genazzano: Urbano VIII, Pio IX, Leão XIII, que inseriu na Ladainha de Nossa Senhora a invocação “Mãe do Bom Conselho, rogai por nós!”, João XXIII e o Papa João Paulo II que em 1987 deu abertura ao Ano Mariano, no Santuário de Genazzano. Foi também João Paulo II que nomeou Nossa Senhora do Bom Conselho, como a padroeira do Sínodo Mundial dos Leigos.
OREMOS:
Mãe do Bom Conselho, passai sempre à frente da minha vida. Ajudai-me nas decisões difíceis de cada dia, a fazer sempre a vontade de Deus, mesmo que minha humanidade me guie na direção contrária. Ajudai-me, oh Mãe a ser fiel e obediente a Deus e a seguir o caminho de Vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Nossa Senhora do Bom Conselho, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.


Nenhum comentário: