sábado, 22 de abril de 2017

112º dia, Nossa Senhora Glykofilusa



Por Deiber Nunes Martins
A Escola de Creta do século XVII fez um ícone belíssimo da Virgem Maria e do Menino Jesus. A este ícone deram o nome de Glykofilusa, que quer dizer ternura, carinho. A imagem traz os traços perfeitos e belos de Maria com o filho, onde é refletida a ternura de um pelo outro em pequenos detalhes. Seja na reciprocidade do olhar terno; seja no toque do rosto de ambos, a singeleza dos traços tanto da Mãe como do Filho... Há uma ternura expressada numa imagem mariana, que não se compara a nenhum outro ícone mariano.
Por isso, o ícone de Glykofilusa também recebe Nossa Senhora da Ternura, Nossa Senhora do Doce Beijo, Nossa Senhora do Carinho, ou Nossa Senhora do Sorriso. Em todos os contextos, em todas as situações, Maria nos ensina a ternura do seu olhar para com o Filho e nos olha com o mesmo olhar.
A imagem de Nossa Senhora Glykofilusa mede cerca de um metro de altura e traz cores fortes, características da escola cretense. No ícone, a Glykofilusa veste o tradicional traje das regiões gregas, denominado mafórion.
OREMOS:
Nossa Senhora Glykofilusa, vosso exemplo de Mãe, é para nós uma doutrina de amor, que devemos seguir uns com os outros, aqui na terra. Como nos falta ternura! Como falta singeleza, carinho entre as pessoas! Como nos falta reconhecermos irmãos e cuidarmos uns dos outros, Mãe. Tratamos o outro como um adversário, um inimigo, só porque ele atravessa nosso caminho, fecha o cruzamento por onde vamos passar, ou pisa em nosso pé. Ajuda-nos a ter mais ternura dentro de nossos lares. Ajuda, Mãe, a sermos mais carinhosos com nossos esposos, com nossos filhos, com nossos pais, nossos familiares! Para que a começar de nossa casa, irradiarmos ternura aonde quer que estejamos.
Nossa Senhora Glykofilusa, velai por nós!
REFERÊNCIA:
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: