domingo, 16 de abril de 2017

106º dia, Nossa Senhora do Monte Bérico


Por Deiber Nunes Martins
No ano de 1426, uma terrível peste tomou conta da Itália, mais precisamente na região de Veneza. Neste tempo, Nossa Senhora apareceu a uma piedosa mulher de nome Vicenza, que rezava diante de uma velha cruz no Monte Bérico.
A Virgem Maria prometeu a mulher, proteger a cidade contra uma terrível epidemia que se alastrava nas cercanias da cidade, se construíssem ali naquele monte uma igreja em sua honra. Também prometeu a Virgem que brotaria uma fonte no meio da rocha. Apesar das palavras da vidente merecerem todo crédito por sua fama na cidade, as autoridades só se convenceram da aparição de Nossa Senhora, dois anos depois, quando foi concluída a construção. E o lugar tornou-se palco de milagres e prodígios que atraem milhares de peregrinos até hoje. Entre eles, a fonte que brotou no meio da rocha, enquanto construíam a igreja. A terrível peste que tomou conta de Veneza dissipou-se três meses depois.
Ao longo da subida, fizeram 150 capelinhas que representam as contas do rosário. Na entrada principal da igreja, três baixos relevos representam a Virgem Maria, a vidente dona Vicenza diante das autoridades da Igreja e o lançamento da pedra fundamental da Igreja. Ao longo do tempo, a igreja deu à Mãe de Jesus mais um título, Nossa Senhora do Monte Bérico.
OREMOS:
Maria companheira nossa, Mãe de todos os povos, de todas as gentes, olhai pelos refugiados, que deixaram tudo para encontrar em terras estrangeiras a paz e o conforto que necessitam. Maria do Monte Bérico, olhai pelos que sofrem, pelos que padecem a dor da indiferença dos governantes e o egoísmo dos poderosos.
Nossa Senhora do Monte Bérico, rogai por nós!

REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: