quinta-feira, 13 de abril de 2017

103º dia, Nossa Senhora da Cabeça Inclinada


Por Deiber Nunes Martins
Muitos podem pensar que este título é uma variação do título Nossa Senhora da Cabeça. Curiosamente, não é. O título Nossa Senhora da Cabeça Inclinada vem do ano de 1610 quando o Pe. Domingos Garcia encontrou um quadro de Nossa Senhora da Graça. Rezando ele um dia com muito fervor, diante do quadro, percebeu vivificado o semblante de Nossa Senhora e o momento em que ela lhe inclina a cabeça e sorri. Daí o título Cabeça Inclinada.
A Virgem Maria motivou o padre Domingos a lhe fazer inúmeros pedidos, dizendo:
“Eu ouvirei os pedidos e concederei muitas graças a todos aqueles que recorrerem à minha proteção, honrando-me devotamente por meio deste quadro; mas atenderei principalmente as orações pelo alívio e salvação das almas do Purgatório”.
Ao ouvir tais palavras, o padre entendeu que aquele quadro não deveria ser objeto de veneração apenas dele e de uma minoria de pessoas. Levou então o quadro para a Igreja dos Carmelitas em Roma, onde a imagem podia ser venerada por muitos. Também mandou fazer algumas cópias do quadro e conseguiu que as pessoas expusessem a imagem em diversos lugares.
OREMOS:
Santa Maria da Cabeça Inclinada, vós inclinastes a cabeça para seu humilde servo, padre Domingos, em sinal de amor e carinho para com teus filhos. Hoje, inclinas a cabeça para ouvir vosso povo, ouvir sobretudo os que sofrem nos hospitais, nos asilos, nos cárceres da vida. Inclinai vossos ouvidos pelas almas do purgatório, para que vosso povo também se compadeça delas e por elas também reze. Inclinar a cabeça é sinal de respeito, de admiração, de comunhão. Ajuda-nos a também inclinarmos nossas cabeças pelos que sofrem.
Nossa Senhora da Cabeça Inclinada, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.


Nenhum comentário: