sábado, 29 de abril de 2017

119º dia, Nossa Senhora da Esperança


Por Deiber Nunes Martins
Presente na vida dos fiéis desde o início do cristianismo, a devoção a Nossa Senhora da Esperança foi oficializada em 656, no Concílio de Toledo. E foi difundida a partir da Espanha, onde, por conta do Tempo do Advento, é conhecida como Nossa Senhora do Ó.
E na França fica o santuário mais antigo dedicado à Virgem da Esperança, em Mezières. Foi construído em 930.
A Virgem da Esperança também é a primeira devoção mariana a chegar no Brasil. Veio logo no descobrimento, com uma imagem que Pedro Álvares Cabral, um fiel devoto, possuía. E durante a primeira missa em solo brasileiro foi esta imagem de Cabral que adornava o altar.
Ao longo do tempo, a Virgem da Esperança sempre foi o amparo dos filhos de Deus. Em 1871, durante da guerra prussiana, o povo passava fome e frio e mereceu do bispo francês uma promessa feita a Nossa Senhora da Esperança, para que ela cuidasse dos franceses durante toda aquela terrível guerra. No dia 17 de janeiro, um menino chamado Eugênio, viu uma senhora no telhado de sua casa. Também seu irmão pequeno viu, mas seus pais não conseguiram ver. Chamaram o padre e a freira, professora das crianças que também como os outros adultos nada viram. No entanto, duas crianças que acompanhavam a professora também viram a senhora e também viram o que ela escreveu:
“Rezai, meus filhos, Deus vos atenderá dentro em breve, Jesus se deixa enternecer”.
Dez dias depois desta aparição de Maria aos pequenos, foi assinado o termo que pôs fim à guerra prussiana.
A imagem de Nossa Senhora da Esperança é Maria de pé com o Menino Jesus sentado em seu braço esquerdo, segurando com a mão direita o pezinho dele.
OREMOS:
Nossa Senhora da Esperança, vós fostes a primeira expressão mariana que o Brasil conheceu, ajuda-nos neste tempo de crise que nos assola. Ajudai também os nossos jovens a tomarem um rumo certo na vida e se afastarem do flagelo das drogas e da criminalidade.
Nossa Senhora da Esperança, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: