quarta-feira, 19 de abril de 2017

109º dia, Nossa Senhora dos Trinta e Três


Por Deiber Nunes Martins
A história de Nossa Senhora dos Trinta e Três se confunde com a independência uruguaia. Em 19 de abril de 1825, trinta e três libertadores, liderados por Antônio Lavalleja, desembarcaram na praia da Agraciada, com o objetivo de libertar o país das mãos do colonizador europeu. Seguiram os homens para La Florida, onde realizaram o Congresso  que declarou a independência do Uruguai.
Após publicarem o ato declaratório de independência, dirigiram-se para uma capela próxima de La Florida, onde havia uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Esta imagem, de origem guarani, estava confiada a Antônio Diaz, um índio de São Domingos de Soriano. Diante da imagem, os trinta e três homens entoaram o canto Te Deum, em ação de graças pela independência.
Anos mais tarde, o primeiro arcebispo de Montevidéu, Dom Mariano Soler, mandou que colocassem diante da imagem o seguinte dizer:
“Diante desta imagem os trinta e três inclinaram sua bandeira e também os convencionais da independência a invocaram”.
Anos antes, em 1857, Manoel Uribe e sua família foi salvo de um naufrágio, ao invocarem a Santíssima Virgem dos Trinta e Três. Em ação de graças, presenteou a imagem com uma coroa de ouro. Em 21 de novembro de 1961, o Papa João XXIII declarou Nossa Senhora dos Trinta e Três a padroeira do Uruguai.
OREMOS:
Santa Maria dos Trinta e Três, olhai por nós, pobre pecadores. Ensina-nos o caminho da conversão. Afastai de nós a tibieza e o conformismo com o pecado. Fazei com que tomemos asco a tudo aquilo que não é de Deus e que nos afasta Dele. Assim como intercedestes pela independência do Uruguai, interceda também, oh Mãe, pela nossa independência. Quebra em nós as cadeias do pecado. Ensina-nos o valor da liberdade. Ensina-nos a sermos livres! Livres pra fazer de todo o nosso coração e com todo ele, a vontade de Deus.
Nossa Senhora dos Trinta e Três, velai por nós!
REFERÊNCIAS:
BERALDI, Pe. Roque Vicente, cmf. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: