domingo, 2 de abril de 2017

92º dia, Nossa Senhora do Desterro


Por Deiber Nunes Martins
“Depois que os magos partiram, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: ‘Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar”. José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. Ali permaneceu até a morte de Herodes para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: Do Egito chamei meu filho.”  (Mt 2, 13-15)
O trecho do Evangelho de Mateus relata a fuga da Sagrada Família para o Egito. Maria, seu esposo José o Menino Jesus são tirados de sua terra, desterrados. Daí o título mariano: Nossa Senhora do Desterro. A imagem mostra São José conduzindo o burrico que carrega a Virgem Maria, sentada de lado, trazendo Jesus em seu colo.
De Belém até Macarié, nas proximidades de Heliópolis, no Egito, são aproximadamente 250 quilômetros de distância, que Jesus, Maria e José percorreram em 5 dias. Cumpriram assim a profecia de Oséias (Os 11,1) e permaneceram em terras egípcias por cerca de 5 anos, quando o rei Herodes morreu e foi suplantado por seu filho, Arquelau. José recebeu o aviso do anjo e retornaram à Palestina. Zeloso e temeroso por sua família, por conta do novo rei, São José escolheu a discreta cidade de Nazaré, na Galileia, para morarem.
No Brasil, o culto a Nossa Senhora do Desterro foi bem difundido durante o tempo colonial, quando os portugueses, fugiam de Portugal por conta de Napoleão Bonaparte e se aportavam em nossas terras, trazendo a devoção mariana, como consolo por terem sido desterrados de sua pátria.
OREMOS:
Virgem do Desterro, quantas pessoas hoje em dia, são desterradas de suas terras! Podemos pensar nos imigrantes que fogem da violência no Oriente Médio, mas podemos pensar também nas famílias brasileiras que vivem em lugares tomados pela violência do tráfico de drogas e precisam abandonar seus lares para preservarem a vida. Em ambos os casos, o desterro é um sofrimento muito grande, oh Mãe! Ajudai estas famílias de desterrados, a suportarem a dor da perda de suas identidades culturais, do cantinho sagrado de seus lares, para viverem em um lugar desconhecido. Ajudai, pois, óh Mãe, a esses milhões de desterrados que precisam encontrar em Deus o conforto e o consolo necessário para prosseguirem a caminhada, sabendo que esta terra, não é nosso ponto final, mas apenas um ponto de passagem, na caminhada rumo a nossa casa, a pátria celeste, a Glória do Senhor, de onde nunca seremos desterrados.
Nossa Senhora do Desterro, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: 2010.

ZANON, Frei Darlei. Nossa Senhora de Todos os Nomes: Orações e História de 260 Títulos Marianos. São Paulo: Ed. Paulus, 2014.

Nenhum comentário: