domingo, 23 de abril de 2017

113º dia, Nossa Senhora da Carpição


Por Deiber Nunes Martins
Carpição vem de capina, de roçar a terra. E esta história tem tudo a ver com Nossa Senhora. Vejamos por que. Conta-se que no local onde tinha acontecido um acidente, o povo resolveu construir uma capela. Mas estavam na dúvida em honra de qual santo deveriam dedicar a igreja. Começaram a preparar o local, com a capina do terreno. Então tiveram a surpresa de encontrar enterrada ali a imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso.
A Igreja foi construída e dedicada a Nossa Senhora do Bom Sucesso, sendo sua festa realizada dia 15 de agosto, data da abertura da igreja. Desde então, os fiéis realizam um estranho ritual: o da carpição. Com enxadas e pás, os fiéis vão para trás da Igreja e cavam retirando montinhos de terra que depositam diante da cruz à porta da capela, que os fiéis pegam e levam para casa, por acreditar ser aquela terra milagrosa. Tanto quem cava quanto quem pega os montinhos de terra e levam para casa, acreditam que o ritual traz saúde e bem estar a todos os devotos. E por isso a devoção a Nossa Senhora da Carpição perdura por anos e anos, na cidade de São José dos Campos em São Paulo.

OREMOS:
Oh Senhora da Carpição. Sabemos que vosso nome quer dizer capina, cavar a terra. Mas também quer dizer pranto, choro. Como as carpideiras que choram diante da cruz de Cristo. Como as mães que choram por seus filhos. Ajuda-nos, oh Mãe a termos um coração puro, fiel e temente a Deus, que pratica o bem e olha com misericórdia e solidariedade para os irmãos. Ajuda-nos, Mãe a sermos merecedores do amor de Vosso Filho.
Nossa Senhora da Carpição, rogai por nós!
REFERÊNCIA:
Site do Portal Aparecida, disponível em http://www.a12.com/santuario-nacional/formacao/detalhes/nossa-senhora-da-carpicao




Nenhum comentário: