segunda-feira, 10 de abril de 2017

100º dia, Nossa Senhora de Guarachico




Por Deiber Nunes Martins
A ilha de Tenerife é a maior ilha do arquipélago das ilhas Canárias. Nela, o vilarejo de Guarachico, situado próximo ao Porto de Santa Cruz, se destaca pelas belezas naturais. A população do vilarejo sobrevive da pesca e do comércio de frutos do mar.
Certa vez, os pescadores de Guarachico encontraram uma imagem de Nossa Senhora na praia. Devotos, levaram-na em procissão para a Igreja de Sant’Ana.
A partir de então, os portugueses buscaram a proteção da Virgem de Guarachico para iniciarem suas aventuras marítimas. E por meio de Nossa Senhora, iniciaram o descobrimento de novas terras. Tempos depois, a mesma imagem de Nossa Senhora de Guarachico, encontrada pelos pescadores, foi levada em uma das navegações portuguesas. Quando os navegantes chegaram à ilha do Fogo, a imagem, milagrosamente, desapareceu. Houve então um grande incêndio na embarcação, consumindo com tudo. Os marujos, então, voltaram para Tenerife e para surpresa deles, a imagem que havia desaparecido na embarcação incendiada, estava sendo venerada no Convento de São Francisco.
OREMOS:
Oh Virgem de Guarachico, fazei com que tomemos gosto pelas coisas do Céu. Afastai de nós o pecado da ganância que nos leva na direção contrária aos propósitos de Deus Pai. Que sigamos vosso exemplo, oh Mãe, que na simplicidade e com humildade, criastes vosso Filho Jesus Cristo, mostrando a Ele e a toda a humanidade, que a riqueza maior a que podemos almejar é a graça de servir a Deus, de todo coração, com a vida.
Nossa Senhora de Guarachico, velai por nós!

REFERÊNCIAS:

BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.

Nenhum comentário: