sexta-feira, 14 de abril de 2017

104º dia, Nossa Senhora do Cenáculo





Por Deiber Nunes Martins
O cenáculo é uma sala superior, da casa de Jerusalém, onde Jesus realizou a última ceia com seus discípulos e depois apareceu a eles ressuscitado, no dia de Pentecostes. A presença da Mãe de Jesus quando do dia de Pentecostes, na aparição de Jesus é o fundamento deste título mariano.
A imagem de Nossa Senhora do Cenáculo traz Maria de pé, com as mãos postas, uma em cima da outra, sobre o peito, em posição oracional. Relembrando Pentecostes no cenáculo, Maria aparece rezando, clamando pelo Espírito Santo. A túnica de Maria é longa e presa à cintura. E sua cabeça está coberta por um longo véu.
A devoção à Virgem do Cenáculo surgiu na Europa, no final do século XIX, por meio do Santo Arnoldo Janssen e as Servas do Espírito Santo e da Adoração Perpétua, que consideram Nossa Senhora como exemplo de oração e docilidade ao Espirito Santo. No Brasil, esta devoção chegou no início do século XX, por meio das religiosas janssenitas.
OREMOS:
Nossa Senhora do Cenáculo, ensina-nos a sermos dóceis ao Espirito Santo. Que saibamos clamar por Ele nos momentos de dificuldade, para que possamos fazer sempre a coisa certa. Inspirados pelo Espírito, estaremos sempre pertos do Nosso Senhor. Que sempre sigamos vosso exemplo de vida, oh Mãe. Que sempre esperemos e clamemos pelo Espírito Santo em nossas vidas.
Nossa Senhora do Cenáculo, rogai por nós!
REFERÊNCIA:

BISINOTO, Pe. Eugênio. Conheça os Títulos de Nossa Senhora. Aparecida, SP: Ed. Santuário, 2010.

Nenhum comentário: