sábado, 15 de abril de 2017

105º Nossa Senhora do Resgate




Por Deiber Nunes Martins
Os portugueses, com suas caravelas, durante a expansão ultramarina entre os séculos XV e XVI, contribuíram para a chegada do cristianismo nas regiões mais longínquas e exóticas do mundo. Assim surgiu a devoção a Nossa Senhora do Resgate ou Nossa Senhora de Vallarpadam, durante as expedições portuguesas em 1524, com Vasco da Gama. Os portugueses aportaram na cidade de Cochim, na ilha de Vallarpadam, na Índia. Os missionários que acompanhavam a expedição construíram em 1524 uma igreja dedicada ao Espírito Santo. Vasco da Gama, acompanhado de mercadores portugueses entronizaram na igreja um quadro de Nossa Senhora que os acompanhara durante a viagem.
Mais de um século depois, em 1676, uma forte enchente inundou a Igreja e as águas levaram o quadro de Nossa Senhora. Vários pescadores tentaram, sem sucesso, resgatar das águas a imagem de Nossa Senhora, mas somente o primeiro ministro de Cochim, ao se deparar com o quadro, conseguiu resgatá-lo.
Sentindo no coração a gratidão da Mãe de Jesus, o Primeiro Ministro doou o terreno para a reconstrução da Igreja em honra a Nossa Senhora do Resgate.
Mais um século adiante, em 1752, uma indiana e seu filhinho, pertencente a uma família de nobres da Índia, se viu em apuros quando sua pequena embarcação foi acossada por uma forte tempestade. Lembrando de Nossa Senhora do Resgate, a mulher rogou a Virgem que se fossem poupadas sua vida e a de seu filho, ela lhe serviria por toda a vida. Entretanto, a embarcação afundou. E passados três dias do naufrágio, o pároco do Santuário, Pe. Miguel Corrêa teve um sonho com Nossa Senhora e no sonho ela ordenava que sua serva fosse salva no fundo das águas. Sem demoras, o padre com alguns pescadores foram ao local onde a Virgem lhe indicou e lançaram as redes, resgatando com vida a mulher e seu filho. Em gratidão, a mulher mudou-se para o Santuário e passou a servir Nossa Senhora até o fim de sua vida.
OREMOS:
Senhora de Vallarpadam, resgatai-nos dos vícios e do pecado. Guiai nosso coração na direção de Teu Filho Jesus e purificai nossos pensamentos, para que deles brotem boas ações e um coração adorador e agradecido. Maria, abençoai e protegei o povo indiano, para que à luz do Evangelho, possam viver em harmonia e amizade, com suas culturas e crenças diversas.
Nossa Senhora do Resgate, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
Site Arautos do Evangelho. Disponível em http://www.arautos.org/artigo/63437/Nossa-Senhora-de-Vallarpadam.html
Site da Paróquia Nossa Senhora do Resgate, em Salvador/BA. Disponível em http://nossasenhoradoresgate.com.br/padroeira


Nenhum comentário: