quarta-feira, 12 de abril de 2017

102º dia, Nossa Senhora de Luxemburgo


Por Deiber Nunes Martins
No ano de 1624, em Luxemburgo, mais precisamente durante a festa da Imaculada Conceição, Pe. Brocquart, jesuíta, colocou no cruzamento dos braços da cruz que ficava de frente ao seu mosteiro, uma imagem de Nossa Senhora. Aquele gesto fez com que as pessoas passassem a venerar aquela imagem naquele local, como Nossa Senhora da Dores, lembrando o fato dela ter permanecido firme ao pé da cruz enquanto seu Filho expirava sua vida, pela salvação dos homens.
Dois anos depois, em 1626, o pequeno país, à época estado da Confederação Germânica, foi assolado por uma terrível peste que fez muitas vítimas, entre elas, o padre Brocquart. Piedoso, o povo fez inúmeras romarias até a cruz onde o padre havia fixado a imagem de Nossa Senhora. Aquele gesto da população, fez com que Nossa Senhora intercedesse por todos, inclusive pelo padre e em pouco tempo, a peste estava controlada na região e o padre, completamente curado.
Os bispos e demais autoridades eclesiásticas, estudaram com afinco os milagres da Virgem Maria na região e concluíram que os milagres ocorridos foram frutos da presença milagrosa do poder divino por meio daquela imagem fixada na cruz de frente ao mosteiro jesuíta. Com isso, as devoções aumentaram ainda mais.
Em 1627, construíram uma pequena capela em honra a Nossa Senhora de Luxemburgo. Com a autorização eclesiástica para sua veneração, aumentaram o número de ex-votos. E também aumentaram as ofertas de príncipes e imperadores à Virgem Maria, como os ricos vestidos e adornos que ofereciam à imagem de madeira da Mãe de Deus.
Durante a Revolução Francesa, a pequena capela foi destruída e a pequena imagem guardada junto aos jesuítas. Pouco tempo depois, a piedade popular fez com que construíssem uma capela cem vezes maior que a antiga, e a denominaram Catedral de Luxemburgo, onde recolocaram a imagem mariana.
OREMOS:
Virgem de Luxemburgo, tantas são as pestes que hoje acometem vosso povo. A peste dos vicios, das depravações, das imoralidades, assim como a peste do egoísmo e da indiferença com quem sofre. Curai, Mãe, vossos filhos de todas as pestes deste mundo. Afastai de nós o orgulho, a vaidade e a avareza, pestes maiores de onde emanam uma infinidade de outros males para o povo de Deus.
Nossa Senhora de Luxemburgo, velai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.
BERALDI, Pe. Roque Vicente. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo: Ed. Ave Maria, 2012.

Nenhum comentário: