terça-feira, 11 de abril de 2017

101º dia, Nossa Senhora da Cinta


Por Deiber Nunes Martins
Os pescadores da Vila de Alcácere do Sal, em Portugal ficaram muito felizes quando lançaram as redes no rio Alcácere e retiraram uma imagem de Nossa Senhora, de pedra, no tamanho natural de uma mulher. Apesar do tamanho, a imagem não tinha peso. Retiraram a imagem das redes e perceberam que ela tinha uma cinta de ouro, como os padres agostinianos. Daí o nome Nossa Senhora da Cinta.
É crença comum na região, que os cristãos da região da Salácia, ao perceberem a invasão dos mouros na Espanha, depositaram a imagem mariana nas águas, para que não fosse profanada. A imagem de Nossa Senhora da Cinta traz o Menino Jesus nos braços de Nossa Senhora e a cabeça inclinada junto ao pescoço da Mãe.
Compreenderam os pescadores e toda a comunidade que era um querer da Virgem Maria, que fosse encontrada naquela região e por isso, ali devia permanecer. Construíram então uma capela para a Mãe de Jesus.
OREMOS:
Nossa Senhora da Cinta, cuidai de vosso povo, na árdua caminhada espiritual que ele se fia a percorrer. Fortalecei nosso ânimo e nosso propósito de fugir das coisas que desagradam a Deus. Intercedei por nós, junto ao Senhor para que em Vossa misericórdia, Ele nos perdoe e nos ensine a resistir às tentações desse mundo. Que por vosso intermédio, oh Mãe, sejamos salvos das armadilhas do inimigo.
Nossa Senhora da Cinta, velai por nós!
REFERÊNCIAS:
ADUCCI, Edésia. Maria e Seus Títulos Gloriosos. São Paulo: Ed. Loyola, 2003.

Portal A12. Disponível em http://www.a12.com/santuario-nacional/formacao/detalhes/nossa-senhora-da-cinta, último acesso em 29 de março de 2017 às 15h10min.

Nenhum comentário: