sexta-feira, 7 de abril de 2017

97º dia, Nossa Senhora de Filermo


Por Deiber Nunes Martins
A devoção a Nossa Senhora de Filermo começou em 1530 quando o imperador Carlos V deu a ilha de Malta como feudo à Ordem dos Cavaleiros de São João de Jerusalém. Estes, em homenagem, mudaram o nome da ordem para Ordem de Malta. A ordem de Malta, no tempo das cruzadas, defendia os territórios reconquistados na terra santa dos ataques dos muçulmanos. Em um desses ataques, os cavaleiros se viram obrigados a refugiarem-se em um santuário no Monte Filermo, na ilha de Rhodes, na Grécia. Ali, começaram a venerar Nossa Senhora Mãe de Deus de Filermo e a Virgem de Filermo, algum tempo depois foi proclamada padroeira da Ordem dos Cavaleiros de Malta.
Quando a Ordem de Malta se viu finalmente vitoriosa, dos ataques dos muçulmanos, transladaram o ícone de Nossa Senhora de Filermo para a Igreja de São Lourenço de Birgu, na mesma Ilha de Malta. Na Igreja de São Lourenço, o ícone mariano, milagrosamente se salvou de um incêndio.
Já no século XX, durante a invasão nazista, o ícone de Filermo desapareceu e uma cópia foi entregue à Ordem de Malta que a depositou na Basílica de Santa Maria dos Anjos, em Roma. Tempos mais tarde, em 1997, o ícone original de Nossa Senhora de Filermo reapareceu. Nossa Senhora de Filermo é a padroeira do Mediterrâneo e da Ilha de Malta.
OREMOS:
Santa Maria de Filermo, abençoai vossos filhos, que tanto esperam em vós. Ajudai-nos a permanecer fiéis aos ideais de Cristo e assim nos tornarmos anunciadores do Evangelho. Ajuda-nos, oh Mãe Amorosa, a nunca esmorecermos na fé, pois é a nossa fé, o caminho que nos leva a Deus Pai.
Nossa Senhora de Filermo, velai por nós!
REFERÊNCIA:
Site “Nos Passos de Maria”, disponível em http://www.nospassosdemaria.com.br


Nenhum comentário: