segunda-feira, 17 de abril de 2017

107º Nossa Senhora da Escada


Por Deiber Nunes Martins
Na região portuguesa do Rocio, uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, levou os portugueses a venerar Maria, como Nossa Senhora da Escada, por conta da escadaria de 31 degraus que dava acesso a ela.
A devoção à Virgem da Escada ganhou destaque quando o exército português venceu a improvável e decisiva batalha contra dom João de Castela em 1385. Tão logo o povo soube do feito, dirigiu-se para a Capela de Nossa Senhora da Escada, para agradecer pelo feito. Os votos que haviam feito à Maria, foram todos cumpridos. Entre eles as três procissões anuais.
Ao longo dos anos, guerras e terremotos destruíram a ermida construída para Nossa Senhora da Escada. Porém o fervor do povo e a determinação da monarquia portuguesa, fizeram com que a devoção se perpetuasse.
OREMOS:
Nossa Senhora da Escada, muitas vezes é por meio do sacrifício corporal que a alma se plenifica. Ajudai-nos em nossa caminhada para que não nos esmoreçamos com as dificuldades da vida. Que o nosso sacrifício seja recompensado pela misericórdia do Senhor.
Nossa Senhora da Escada, rogai por nós!
REFERÊNCIAS:
Beraldi, Pe. Roque Vicente cmf. 101 Títulos de Nossa Senhora na Devoção Popular. São Paulo, Ed. Ave Maria, 2012.


Nenhum comentário: