sexta-feira, 31 de maio de 2013

Nossa Senhora da Penha



Nossa Senhora da Penha
(Por Deiber Nunes Martins)

“Maria, mulher da escuta, abri nossos ouvidos; fazei com que saibamos ouvir a Palavra do vosso Filho Jesus entre as tantas palavras deste mundo; fazei que saibamos perceber a realidade em que vivemos; ouvir as pessoas que encontramos, especialmente aquela pobre, necessitada, em dificuldade. Maria, mulher da decisão, iluminai as nossas mentes e os nossos corações, para que saibamos obedecer a Palavra do vosso Filho Jesus, sem hesitação; dai-nos a coragem de decidir, de não nos deixar arrastar pelos que tentam orientar a nossa vida. Maria, mulher da ação, fazei que as nossas mãos e os nossos pés se movam “depressa” em direção aos outros, para que possamos levar-lhes a caridade e o amor do vosso Filho Jesus; para levarmos, como vós, ao mundo a luz do Evangelho. Amém"
(Papa Francisco)

Ao norte da Espanha situa-se uma serra muito íngreme, chamada Penha da França. Nesta serra, os espanhóis, em batalhas ferrenhas derrotaram os mouros. Também nesta serra, nasce a devoção a Nossa Senhora da Penha. Devoção esta que começou quando no ano de 1434, Simão Vela, um monge, viu em sonho uma imagem de Nossa Senhora que lhe aparecera no alto da serra. A Virgem, em sonho, coberta de luzes, acenava-lhe para que ele fosse a sua procura.
E o monge Simão Vela assim o fez. Por cinco longos anos procurou a localização exata do monte onde aparecera a Virgem, em seu sonho. Até que encontrou o local exato e começou sua difícil escalada. Quando aproxima-se do cume, avistou uma senhora com o filho nos braços. Esta senhora indicou a Simão o local onde ele encontraria o que procurava. Auxiliado por alguns pastores da região, o monge finalmente encontrou a imagem da Virgem, igual a imagem que lhe aparecera em sonho.
Alcançado o objetivo, Simão construiu uma rústica ermida para a Virgem da Penha no alto da serra. E em virtude dos inúmeros milagres alcançados por intercessão de Nossa Senhora da Penha, logo construíram ali um dos mais ricos e belos santuários dedicados à devoção mariana.
Por conta da batalha de Alcacer-Quibir, que vitimou o Rei Dom Sebastião, de Portugal, um escultor prometeu a Nossa Senhora construir-lhe sete imagens, caso conseguisse escapar das mãos dos mulçumanos e voltar são e salvo pra sua terra. Conseguindo a graça, o escultor pôs a construir as sete imagens, mas ao chegar a sétima, resolveu buscar opinião de um padre jesuíta sobre qual invocação lhe daria. O padre lhe aconselhou a fazer uma imagem para Nossa Senhora da Penha, em virtude dos inúmeros milagres alcançados por sua intercessão.
Terminada a obra, o escultor colocou a imagem de Nossa Senhora na ermida da vitória, num local próximo a Lisboa, onde logo construíram uma Igreja. Nesta época, a peste assolou a península ibérica e vendo como os espanhóis se livraram da doença com a intercessão da Virgem da Penha, o Senado português prometeu à Virgem a construção de um grandioso templo, caso ela os livrasse da peste. E a intercessão de Maria foi valiosa: a epidemia de peste acabou por completo. E o Senado português cumpriu com sua promessa, construindo um santuário que passou a receber peregrinos de todos os lugares.
Um desses peregrinos, cansado da viagem, subiu ao alto da serra para descansar. Tomado pelo sono, não viu uma grande serpente que apareceu para picá-lo. Nesta hora, um enorme lagarto saltou sobre ele, despertando-lhe a tempo que pudesse matar a cobra com o bastão que carregava. Por isso, na imagem de Nossa Senhora da Penha, aos pés do peregrino, aparecem a cobra e o lagarto.

Oração:
Nossa Senhora da Penha, é forte a devoção dos brasileiros a vós. Abençoai os vossos devotos, cuida do povo brasileiro, dando-lhe condições humanas de saúde e educação. Volvei vossos olhares para o Brasil, este povo que tanto te ama e te venera. Nossa Senhora da Penha, rogai por nós!


Belo Horizonte, 31 de Maio de 2013. 

Nenhum comentário: