sábado, 18 de maio de 2013

Nossa Senhora da Regra



Nossa Senhora da Regra
(Deiber Nunes Martins)

“Deus vos salve cidade,
De torres guarnecida,
De Davi com armas
Bem fortalecida.

De suma caridade
Sempre abrasada.
Do dragão a força
Foi por vós prostrada.

Ó mulher tão forte!
Ó invicta Judite!
Que vós alentastes
O sumo Davi!

Do Egito o curador
De Raquel nasceu,
Do mundo o Salvador,
Maria no-lo deu.

Toda é formosa
Minha companheira;
Nela não há mácula
Da culpa primeira.

Ouvi, Mãe de Deus,
Minha oração.
Toquem vosso peito
Os clamores meus.”

(Trecho do Ofício da Imaculada Conceição, Com. Canção Nova)


Também uma devoção muito antiga, a devoção a Nossa Senhora da Regra vem do século IV. A imagem da Virgem da Regra assemelha-se às imagens de Nossa Senhora morena e negra, que dos primeiros séculos. O que a diferencia, é o fato dela trazer o Menino Jesus de pé, apoiado em sua perna esquerda. A tradição nos conta que esta imagem foi esculpida por Santo Agostinho, que enquanto escrevia a Regra da Ordem dos Monges Agostinianos, a própria Virgem Maria lhe teria aparecido em sonho. Daí o motivo dele ter entalhado esta imagem que o acompanhava sempre em sua mesa de trabalho.
Em 443, com a invasão dos bárbaros no norte da África, os monges agostinianos fugiram para a Espanha e lá desembarcaram com esta imagem de Nossa Senhora da Regra. Ali se estabeleceram e construíram uma capela para abrigar a imagem e o mosteiro da Ordem da Regra. No século VIII. Em virtude da invasão muçulmana novamente os monges agostinianos tiveram de fugir, mas antes, esconderam a imagem nos arredores do mosteiro. Ela só foi encontrada, muito tempo depois por um cônego regular em Santiago de Compostela. Descansava ele embaixo de uma árvore, quando a Virgem Maria lhe apareceu dizendo onde estava a imagem. Escolheram o dia 8 de setembro para comemorar o dia de Nossa Senhora da Regra, pois este é o dia da primeira procissão feita em sua homenagem. Os monges agostinianos espalharam por todo mundo a devoção à Nossa Senhora da Regra, sendo esta mais forte na Espanha, em Cuba, Filipinas, Bélgica e Holanda.

Oração:
Nossa Senhora da Regra, vós que fostes o luzeiro da vida de Santo Agostinho, ilumina nossos caminhos pela estrada da vida. Ó Mãe, dá-nos sabedoria para saber seguir, pois a cada dia que passa, viver se torna mais perigoso e os filhos das trevas em muito conseguem ludibriar os filhos da luz. Virgem da Regra, dá-nos coragem para abraçar Cristo e seguir seus mandamentos, posto que Ele é o caminho a verdade e a vida. Que a vossa intercessão chegue aos Céus e Deus nosso pai, tenha compaixão de nós.
Amém.

Belo Horizonte 18 de Maio de 2013.

Nenhum comentário: