quinta-feira, 9 de maio de 2013

Nossa Senhora de Luján



Nossa Senhora de Luján
Por Deiber Nunes Martins
“O anjo respondeu (a Maria): ‘O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus.” (Lc 1,35)

Também nossos irmãos argentinos sempre tiveram muita devoção a Nossa Senhora. Ainda no tempo das guerras pela independência, os soldados não partiam para o combate sem pedirem a proteção à Mãe de Deus.
A história de Nossa Senhora de Luján, padroeira da Argentina, começa quando um rico fazendeiro, da região de Sumampa, encomendou a um amigo do Brasil, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. Sua intenção era construir em sua fazenda, uma capela para a Virgem. Chegada de navio a Buenos Aires, a imagem partiu rumo a seu destino, junto com outras mercadorias em carros de bois. As margens do rio Luján, os mercadores fizeram uma parada. No dia seguinte, na hora de seguir viagem os bois empacaram e nada os fazia sair do lugar. Resolveram aliviar a carga e nada. Só depois que o último caixote, justamente o que guardava a imagem foi retirado é que os bois se moveram. Então todos entenderam que era ali que a Virgem deveria ficar. Estando próximo a uma fazenda, os mercadores se dirigiram até lá em procissão e improvisaram um altar para a imagem. Assim que foi possível, construíram uma capelinha para ela, onde hoje é o belíssimo Santuário de Luján.
O lugar onde os bois empacaram ficou conhecido como o lugar da detenção da carreta, ou o lugar do milagre de Luján. A festa da padroeira argentina é comemorada todo dia 8 de maio.

Oração:
Nossa Senhora de Luján, vós que sois a padroeira do povo argentino, conduzi o filho de vossa terra, o Santo Padre o Papa Francisco, para que ele conduza pela força do alto a nossa Igreja. Conduzi também, ó Mãe de Jesus, aos povos argentino e brasileiro, para que estes se unam como irmãos, deixando as rivalidades somente para os esportes. Também conduza, ó Virgem àqueles que sofrem o flagelo do desemprego ou do subemprego. Interceda também pelos trabalhadores. Venha em nosso socorro, ó Mãe. Nossa Senhora de Luján, rogai por nós!

Belo Horizonte, 09 de Maio de 2013.

Nenhum comentário: