quarta-feira, 1 de maio de 2013



Nossa Senhora Auxiliadora

Por  Deiber Nunes Martins

“Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.” (Lc 1, 39-41)

Maria foi às pressas para as montanhas com o intuito de ajudar Isabel, que mesmo na velhice, seria a mãe do precursor, João Batista. O anjo Gabriel havia dito à Maria o milagre ocorrido a Isabel e Maria quis se colocar à disposição de sua prima, para ajudar-lhe no que fosse necessário.
Deus em sua sabedoria sabia muito bem que Mulher estava escolhendo pra ser Mãe de Jesus. Uma Mulher que não se deixava atingir pela vaidade, mas que se dispunha ao serviço, mesmo que soubesse momentos antes da Graça que por seu intermédio estava por vir. Ao contrário de qualquer outra pessoa, Maria se pôs a servir e não o contrário. Maria, a Auxiliadora.
Mas não é por conta desta bela passagem do Evangelho de São Lucas que a invocamos assim. Esta invocação, Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos, remonta o ano de 1571, quando o Papa Pio V precisou organizar um exército para impedir que os muçulmanos, liderados por Selim I, rei dos Turcos, escravizasse os povos cristãos. Bem sucedido na luta, o Papa acrescentou às ladainhas esta invocação: Maria, Auxiliadora dos Cristãos.
Mas foi por intermédio do Papa Pio VII que a festa de Nossa Senhora Auxiliadora ganhou forma. Seqüestrado por Napoleão I, o Sumo Pontífice prometera a Virgem, coroá-la, tão logo fosse liberto. E isso aconteceu. Pressionado pela opinião pública, Napoleão I liberta o Papa cativo e este em agradecimento, cria a festa a Nossa Senhora Auxiliadora, no dia que marca sua chegada a Roma.
Nossa Senhora Auxiliadora, também é conhecida como a Virgem de Dom Bosco, uma vez que o apóstolo da juventude, devoto fervoroso, adotou esta invocação para a Congregação Salesiana, visto que esta passava por vários infortúnios. Nossa Senhora Auxiliadora foi colocada a frente da Congregação de Dom Bosco para defendê-la de todos os ataques. A partir das aparições de Nossa Senhora Auxiliadora na cidade de Spoleto, Dom Bosco cosntruiu o Santuário dedicado a ela, em Turim e fundou junto a Santa Maria Domingas Mazarello a Ordem das Filhas de Maria Auxiliadora.
Nossa Senhora Auxiliadora também é conhecida como a protetora dos lares.
Por tudo isso, a devoção a Nossa Senhora Auxiliadora difundiu-se, mediante tamanho auxílio que ela prestou e presta a Igreja e a seus fiéis desde séculos passados. E diante desta devoção e do amor à Nossa Mãe Auxiliadora, rezemos:

Oração a Nossa Senhora Auxiliadora, Protetora do Lar
Santíssima Virgem Maria a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos, nós vos escolhemos como Senhora e Protetora desta casa. Dignai-vos mostrar aqui Vosso auxílio poderoso. Preservai esta casa de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis. Abençoai, protegei, defendei, guardai como coisa vossa as pessoas que vivem nesta casa. Sobretudo concedei-lhes a graça mais importante, a de viverem sempre na amizade de Deus, evitando o pecado. Dai-lhes a fé que tivestes na Palavra de Deus, e o amor que nutristes para com Vosso Filho Jesus e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz. Maria, Auxílio dos Cristãos, rogai por todos que moram nesta casa que Vos foi consagrada. Amém.

Fontes:
Bíblia Sagrada, 30ªEdição, Ed. Ave Maria
Site Canção Nova: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=232472


Nenhum comentário: