quinta-feira, 30 de maio de 2013

Nossa Senhora da Ripalta


Nossa Senhora da Ripalta
(Por Deiber Nunes Martins)

“Viva a mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida!
Viva a Virgem Imaculada, a Senhora Aparecida.

Aqui estão vossos devotos, cheios de fé incendida,
De conforto e de esperança, ó Senhora Aparecida.

Virgem Santa, Virgem bela, mãe amável, mãe querida,
Amparai-nos, protegei-nos, ó Senhora Aparecida.

Ó velai por nossos lares, pela infância desvalida.
Pelo povo brasileiro, ó Senhora Aparecida.

Viva a mãe de Deus e nossa, sem pecado concebida!
Viva a Virgem Imaculada, a Senhora Aparecida.”

(Música, “Viva a Mãe de Deus e Nossa, Conde José V. Azevedo.
CD Uma Canção para a Padroeira, Paulinas Comep)


Ripalta é um nome que significa “Beira Alta”. A história da devoção à Virgem da Ripalta, nasceu na Itália, na região de Cerignola e tem duas versões. A primeira versão diz que por volta do ano de 1172, um bando de malfeitores achou à beira do rio Ofanto uma grossa tábua de madeira, deixada possivelmente por um lenhador. Levaram então para casa, para lhes servir de tábua de carne. Um dia, enquanto o chefe do bando preparava o toucinho, errou o corte e acertou com a faca a tábua. Com o golpe, a faca ficou cravada na madeira e desta começou a jorrar sangue vivo. Apavorado, o chefe do bando chamou seus comparsas que viram junto ao sangue e a gordura, a imagem da Virgem Maria e do Menino Jesus, ambos com o ferimento no rosto.
A segunda versão, conta que na mesma época, lenhadores partiam esta sagrada tábua para jogá-la ao fogo, a fim de se aquecerem. Logo no primeiro golpe, da tábua jorrou sangue fresco e apareceu a imagem de Maria e do Menino Jesus, ambos com o corte no rosto.
No lugar onde os lenhadores partiam a madeira para o fogo, construíram uma belíssima capela a Nossa Senhora da Ripalta, que hoje tornou-se um Santuário Diocesano. Logo, a notícia do ícone milagroso difundiu-se atraindo milhares de pessoas em peregrinação à região de Cerignola.
Também nessa época a região de Canosa disputavam a posse do lugar onde estava construída a capela de Nossa Senhora da Ripalta. Como ficava numa região de divisa entre as cidades, a disputa ficou bem acirrada. E o pároco da capela da Ripalta, resolveu intervir, pedindo ao povo que consultasse em oração a Virgem da Ripalta. Ela é quem deveria decidir a qual cidade sua capela deveria pertencer. Assim, colocaram o ícone de Nossa Senhora da Ripalta numa carroça puxada por bois e deixaram os animais livres para seguir pra onde quisessem. Os animais seguiram sem hesitação rumo a Cerignola e assim entenderam a vontade da Virgem.

Oração:
Nossa Senhora da Ripalta, olhai por teus filhos, em especial para os que sofrem perseguição e para os que são vítimas de toda espécie de violência. Protegei vossos filhos, ó Mãe, de toda maldade. Dá-nos cultura e sabedoria, para que assim, pelo saber e pelo entendimento, possamos combater toda espécie de violência. Fazei, ó Maria, que sejamos sempre amantes da vida e sempre a defendamos, em detrimento da cultura de morte, que o inimigo tenta difundir na humanidade. Amém.


Belo Horizonte, 30 de Maio de 2013.

Nenhum comentário: