segunda-feira, 13 de maio de 2013

Nossa Senhora de Guadalupe


Nossa Senhora de Guadalupe
Por Deiber Nunes Martins

“Um olhar sereno sobre mim está,
Uma voz suave a me ensinar,
O rumo a seguir, pra onde ir...

Ó Imaculada, és a mãe de Deus,
Eu que tão pequeno, peço intercessão
Mãe vem me ajudar, quero mudar!

Quando não tenho aonde ir...
O próprio Deus me faz lembrar!

Que o lugar do meu refúgio é o teu colo
Onde eu posso me deitar e ser amado
Com ternura me abraças e me acolhes
E mesmo que eu tenha andado longe
Ó Mãe eu volto a ti!”

(Um Olhar Sereno – música de Carlos Tocco, CD Deus vai Além, Márcio Todeschini)

No ano de 1531, no México, a Virgem Maria apareceu a um índio, que estava a caminho de sua catequese, na Cidade do México. O lugar era a colina de Tepeyac. O índio, chamado Juan Diego, foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002.
Nossa Senhora disse ao índio para procurar o bispo e dizer que naquela colina deveria ser construído um santuário para honra e glória de Deus. O bispo entretanto, pediu um sinal da Virgem que foi dado ao terceiro encontro. E que sinal! A Virgem havia dito a Juan Diego que ele seria o seu embaixador e que ela cuidaria dele e dos seus. Como o fez. Então, no terceiro encontro, pediu a Juan que fosse ao bispo e mostrasse sua tilma, uma espécie de manto. E contasse ao bispo tudo o que tivesse ouvido. Juan assim o fez. E para sua surpresa e do bispo, o manto trazia pintado uma imagem da Virgem. Uma belíssima imagem, pintada num manto feito de cacto, que não dura mais que 20 anos. No entanto, já se passam quase quatro séculos e o manto continua intacto. Nem mesmo a desatenção de alguns peritos que deixaram cair sobre a pintura, grande quantidade de ácido nítrico, altamente corrosivo, fez com que a mesma sequer se manchasse.
Em 1754, o Papa Bento XIV, disse à respeito da Virgem de Guadalupe: "Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros... uma Imagem estampada numa tela tão rala que através dela pode se enxergar o povo e a nave da Igreja... Deus não agiu assim com nenhuma outra nação". 
Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada padroeira de toda a América em 12 de outubro de 1945 pelo Papa Pio XII.

Fonte: Blog Canção Nova


Oração:
Ó Virgem de Guadalupe, olhai por toda a América. Especialmente pela América Latina, onde a miséria e a corrupção tiram a dignidade de vossos filhos. Olhai pelas comunidades indígenas que ainda resistem à exploração do homem branco. Estendei vossas mãos pelos pobres, olhai pelas crianças das Américas. Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós. Amém.

Belo Horizonte, 13 de Maio de 2013.


Nenhum comentário: