segunda-feira, 20 de maio de 2013

Nossa Senhora de Quinche



Nossa Senhora de Quinche
Por Deiber Nunes Martins

“Enquanto a corda avança e o corpo se cansa
Pra alma descansar,
O povo de Belém se reúne nas ruas e vira mar
Por onde a Virgem Maria veleja em seu altar de flores.
É por isso que, na alma de todo paraense, a vida é
Sempre outubro...
(Pe. Fábio de Melo, in “Virgem que Veleja”)

A província de El Quinche, na Cordilheira dos Andes, deu este título à Nossa Senhora e a transformou em padroeira do Equador, por conta de suas aparições na região. Em 1591, os índios Oyacachi receberam dos espanhóis a escultura da imagem de Nossa Senhora, em troca de madeira de cedro, valiosíssima naquele tempo.
O que os espanhóis não sabiam é que tempos bem antes, Nossa Senhora havia se manifestado aos índios daquela tribo da mesma maneira como fora retratada na escultura. E isso alegrou muito àqueles indígenas, pois tiveram certeza de que sua protetora estava com eles. Em suas aparições, Maria sempre lhes dizia que nada temessem, pois ela estaria com eles. E esta foi a prova.
Tão logo receberam a imagem e trataram de fazer um altar em uma gruta para ela. E todas as tardes, ali se reuniam para rezar à Virgem. Tamanha quantidade de peregrinos no acanhado local, que tiveram de transladar a imagem para a cidade de El Quinche a cerca de 50 km de Quito. Hoje, a cidade é um grande centro de peregrinação na América Latina.

Oração:
Nossa Senhora de Quinche, vós que sois padroeira do povo equatoriano, rogai também por nós, povos da América Latina. Precisamos de vossa intercessão, Mãe de Deus, pois são muitos os desafios vividos em toda a América. Abençoai aos povos indígenas, zelai por todos eles, muitos, dizimados pela cobiça do homem branco. Cuidai dos povos da América, Mãezinha! Tornai-nos mais unidos e mais fiéis à Palavra de Deus. Nossa Senhora de Quinche, rogai por nós!

Belo Horizonte, 20 de Maio de 2013.

Nenhum comentário: