sábado, 11 de maio de 2013

Nossa Senhora da Glória



Nossa Senhora da Glória
Por Deiber Nunes Martins

“Antes que nascida
Fostes, Virgem Santa,
No ventre ditoso
De Ana concebida.

Sois Mãe Criadora
Dos mortais viventes.
Sois dos santos porta,
Dos anjos, Senhora.

Sois forte esquadrão
Contra o inimigo.
Estrela de Jacó
Refúgio do cristão.

A Virgem criou
Deus, no Espírito Santo,
E todas as Suas obras,
Com elas as ornou.”

(Fonte: Ofício da Imaculada Conceição – Com. Canção Nova, Ed. Canção Nova)

A devoção a Nossa Senhora da Glória é a mesma devoção a Nossa Senhora assunta o Céu, pois a festa é a mesma. Tal devoção chegou ao Brasil logo no descobrimento, com os portugueses, que em 1503 construíram em Porto Seguro a primeira Igreja a ela dedicada.
A Glória ou Assunção de Maria consiste no fato de que Maria não ter precisado aguardar como as outras criaturas o final dos tempos para ter sua ressurreição corpórea. Em dogma de fé, proclamado pelo Papa Pio XII, a pureza de Maria justifica sua assunção ao Céu. É preciso compreender que a assunção ao Céu difere de ascender ao Céu. Jesus ascendeu ao Céu, ou seja subiu sozinho à Glória Celeste por ser Deus. Maria é assunta ao Céu, ou seja, levada à Glória Celestial, por ter sido concebida sem pecado.
Está na hora de nós devotos, aprendermos com a Virgem que em nada experimentou pecado. Maria nos ensina o caminho da santidade e nos mostra como é possível uma vida plena, cheia de Deus. Entretanto, ainda carregamos muita desconfiança em relação aos dogmas marianos, inclusive sua assunção. Devemos, todavia, perceber que o mistério divino envolve a quem Dele se aproxima e foi assim com a Virgem. Assim como concebeu ao Filho de Deus, pela obra do Espírito Santo, mantendo sua virgindade, feito impossível à humanidade, Maria é assunta ao Céu, fato também impossível à conquista exclusivamente humana.

Oração:
Ó Doce Mãe de Jesus, Virgem da Glória! Vós que fostes Assunta ao Céu por Teu Filho Jesus Cristo, olhai por nós pecadores, que somos frágeis e passíveis de quedas a todo o tempo. Nossa Senhora da Glória, olhai por teus filhos encarcerados, nos hospitais, nos asilos. Olhai por teus filhos doentes. Olhai por teus filhos sem esperança. Não nos deixei perder a fé na Salvação. Não nos deixei perder a fé na humanidade; visto que este é o caminho que Jesus nos ensina, o da evangelização. E se perdermos a fé na salvação das pessoas, como poderemos lutar pela nossa? Nossa Senhora da Glória, rogai por nós.
Amém.

Belo Horizonte, 11 de Maio de 2013.


Nenhum comentário: