terça-feira, 14 de maio de 2013

Nossa Senhora Desatadora dos Nós



Nossa Senhora Desatadora dos Nós
Por Deiber Nunes Martins

“A agitação do pequeno João no ventre de Isabel é resultado da presença de Jesus trazido por Maria. Esse episódio destaca a missão de Maria: levar Jesus e, com ele, a graça; provocar a ação do Espírito Santo; fazer com que se realizem os planos de Deus.”

(Trecho do livro “Um Mês Com Maria”, de Dom Murilo Krieger, scj, Ed. Paulinas)

A devoção a Nossa Senhora desatadora dos nós começou em Augsburg, na Alemanha, no ano de 1700, quando um artista fez a pintura da imagem que hoje se encontra na Capela de St. Peter, também em Augsburg. Trata-se da imagem de Nossa Senhora da Conceição, entre o Céu e a Terra, à luz do Espírito Santo, tendo anjos a seu redor e abaixo um fundo negro, representando a humanidade cercada pelo pecado.
O anjo à sua direita a entregar-lhe uma fita repleta de nós, pequenos e grandes, juntos e separados, frouxos e firmes, que representam o pecado original. À sua esquerda outro anjo, a segurar a fita com os nós desatados. Abaixo em meio ao fundo escuro, que simboliza a humanidade imersa no pecado, vê se um homem sendo guiado por um anjo. Este é Tobias, que segue o arcanjo Gabriel.
Os “nós” que a Virgem desata são nós que a própria humanidade produz, por meio do pecado. O salário do pecado é a morte. Guerras, dores, fome, miséria, são a fonte resultante da opção do homem pelo pecado. Nossa Senhora quer nos mostrar que também nós podemos levar Jesus e com Ele, fazer outra escolha. A escolha pela vida.

Oração:
Nossa Senhora Desatadora dos Nós, interceda por mim. Venha em meu socorro, em minha eterna batalha espiritual contra o pecado. Desate os nós que este causa em minha vida, na minha caminhada, em minha família, meu matrimônio, meu emprego. Desate os nós que me afastam da crença na humanidade. Desate os nós que me oprimem, que me entristecem e me desmotivam. Desate os nós do egoísmo em minha vida, do orgulho, da presunção, da vanglória, da falta de paciência com as pessoas e com as situações.
Virgem Desatadora dos Nós, interceda também pela Igreja. Pelo Santo Padre o Papa Francisco. Por todos os sacerdotes, para que em sincera comunhão com Cristo, ajudem as comunidades cristãs a desatarem os nós do imediatismo e do relativismo. Também ajude a Igreja a desatar os nós da descrença em Jesus e da tibieza na fé. Desate os nós dos sincretismos religiosos, dos falsos profetas e falsas doutrinas. Desate os nós de quem mistura a doutrina católica com o espiritismo e as coisas da nova era. Desate os nós da intolerância, da alienação política e midiática. Desate os nós construídos pelos falsos profetas. Desate também, ó Mãe, os nós construídos pelo inimigo, que insiste em confundir o povo de Deus.
Nossa Senhora, rogai por todos nós, vossos devotos. Fazei com que sejamos homens e mulheres de fé, capazes de não se deixar levar pelas enlaces do encardido. Que, por vossa ajuda, ó Mãe não nos permitamos sermos nós na vida dos outros. Mas sim, instrumentos de Cristo, desatadores de nós, como tu fostes. Nossa Senhora Desatadora dos Nós, rogai por nós.
Amém.

Belo Horizonte, 14 de Maio de 2013

Nenhum comentário: