terça-feira, 7 de maio de 2013

Nossa Senhora da Saúde




Nossa Senhora da Saúde
Por Deiber Nunes Martins
Oh, minha Senhora e também minha mãe,
Eu me ofereço inteiramente todo a vós
E em prova, da minha devoção
Eu hoje vos dou meu coração.

Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos minha boca
Tudo o que sou, desejo que a vós pertença
Incomparável Mãe, guardai-me, defendei-me
Como filho e propriedade vossa, amém.

Vem de Portugal a devoção a Nossa Senhora da Saúde. No tempo da grande peste, no século XVI, muitas pessoas morreram por conta da doença. Sem ter a quem recorrer, muitos devotos, passaram seus dias louvando e agradecendo a Deus, rezando e fazendo procissões à Nossa Senhora.
Tendo diminuído o número de mortes, foi escolhido o dia 20 de abril como dia a agradecer à Virgem pelos benefícios de cura da peste e libertação de Portugal desta epidemia. A bela imagem da Virgem levada em procissão a partir de então, passou a ser chamada de Nossa Senhora da Saúde, cuja devoção chegou ao Brasil e foi levada para a Bahia, Minas e Rio de Janeiro.

Oração:
Ó Virgem da Saúde, vós que restabelecestes a saúde do povo português nos tempos da grande peste, interceda por nós teus filhos para que nenhuma enfermidade nos acometa e que estejamos incólumes de toda e qualquer epidemia. Nossa Senhora da Saúde, ensina-nos a desviar do caminho das doenças, desviando-nos de todo pecado e de toda tendência maligna. Vós bem sabeis que os males da alma costumam ser mais severos que os do corpo, livrai-nos destes males também, ó Mãe. Amém.
Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós!


Belo Horizonte, 07 de Maio de 2013

Nenhum comentário: