sexta-feira, 17 de maio de 2013

Nossa Senhora do Amparo



Nossa Senhora do Amparo
Por Deiber Nunes Martins

“Eu não sei se antes disso havia dito algo, pois já fazia um tempo que estava crucificado quando conseguimos chegar perto dele. Outras testemunhas dizem que falou várias vezes e que, inclusive, gritou perguntando ao Pai porque o havia abandonado. Talvez este momento terrível tenha coincidido com meu desvanecimento. Talvez este momento de solidão no qual não consegui ampará-lo o tenha levado ao extremo do sofrimento. Porém aquilo que tu, e eu as outras mulheres pudemos escutar nos momentos em que estivemos junto à cruz não esqueceremos nunca. Sua boca se abriu com esforço, rompeu os coágulos de sangue que costuravam seus lábios, e disse com clareza olhando para ti e para mim: “Mulher, eis aí teu filho”. E logo acrescentou: “Eis aí a tua mãe.”
(Trecho extraído do livro “O Evangelho Secreto da Virgem Maria, de Santiago Martín, Ed. Paulus)

A devoção a Nossa Senhora do Amparo é das mais antigas da Igreja. Remonta o tempo e a devoção a Bom Jesus do Amparo, o Cristo pregado no madeiro da Cruz, dizendo ao apóstolo João: “Eis aí tua Mãe.” João é ali a humanidade inteira recebendo de Cristo a Mãe do Amparo, a Virgem Maria.
Qual o significado dessas palavras do Senhor Jesus na Cruz? Ao mesmo tempo em que dizia ao apóstolo que mais amava que Maria era a sua mãe, dizia à sua mãe: “Eis aí o teu filho”. Nossa Senhora ampara a João e a toda humanidade como filhos. É uma entrega mútua de Jesus. De um lado, a humanidade carente na pessoa do apóstolo, de outro, a mãe que perdia seu filho. Jesus não quer aqui compensar Maria. Mas agraciá-la, como intercessora da humanidade, porta do céu para o povo de Deus. Amparo dos caminhantes de fé.
Maria aceita João e João a Maria, levando-a para casa. A vida segue seus atropelos, mas Jesus, mesmo no limite do sofrimento humano que padecia, compreende o amor do Pai pela Criação. Jesus quer a todo custo, demover a humanidade do vício do pecado. Vício que leva à queda a todo o tempo, a toda hora. E para isso, Jesus vislumbra a humanidade um amparo. Maria. Nossa Senhora do Amparo.

Oração:
Ò Doce Mãe, tantas vezes preciso de amparo! Tantas vezes preciso ser amparado de mim mesmo. Dos meus erros, das minhas fraquezas, das minhas quedas. Insisto em querer lutar contra o que não posso sozinho vencer e caio uma vez mais. É nessas horas que tu me achegas com teu amparo. É nas horas da dor, da solidão do sofrimento, porque quem não sofre não experimenta a solidão de si mesmo. É no limite da dor, onde não mais temos forças, que Cristo Teu Filho nos pega pela mão e nos ergue. Mas somos fracos, Senhora. E fracos, não podemos caminhar. É pelo teu amparo, na oração, na meditação do Santo Rosário, do Sagrado Ofício, ou de uma singela Ave-Maria, que a luta continua, não mais sozinho. Mas com toda milícia celeste à lutar por mim. Nunca me deixe esquecer do vosso amparo, ó Mãe. Pois é em noite de lágrimas, que a nitidez do teu amparo me soergue. Amém.

Belo Horizonte, 16 de Maio de 2013

Nenhum comentário: