domingo, 12 de maio de 2013

Nossa Senhora do Bom Parto - Dia das Mães




Nossa Senhora do Bom Parto
Por Deiber Nunes Martins

“ ‘Sim, mãe, quero que saibas tudo. Na próxima quinta-feira à noite me prenderão os asseclas dos sacerdotes e me entregarão aos romanos para que me matem. (...) Quero que saibas também que vou ressuscitar. (...) Quer dizer, querida mãe, que ressuscitarei embora esta ressurreição seja diferente da de Lázaro. Tens que estar, portanto, tranqüila. (...) Quero somente que saibas que mesmo que todos me abandonem e que ainda que pareça que o céu consinta que os homens decidam, tudo está previsto. Depois de três dias, quer dizer, no primeiro dia da semana, ressuscitarei e voltarei a te ver. Não corras de um lado para outro, como farão os demais. Eu virei a ti. Deves permanecer aqui, onde estás segura e logo irei te mostrando o que deves fazer. Por enquanto, fica inteirada de tudo e não deixes de rezar para que as coisas se cumpram segundo a vontade do Pai. (...) Assim, não sofras além da conta, embora imagino que te pedir isso seja pedir o impossível. Conformo-me com que não percas a fé e com que, aconteça o que acontecer, nunca duvides de que o Pai está comigo e que tudo está sendo feito segunda sua vontade. Preciso de tua fé. Preciso mais do que imaginas.’
Não disse mais nada. Deixou de olhar-me e virou o rosto. O sol beijava-lhe a face filtrando-se por entre as folhas das oliveiras que nos protegiam. Meu filho estava lindo. Estava lindo, naquela hora de plenitude, naquela penúltima hora. Vi que uma lágrima aparecia em seus olhos e desviava o rosto para que eu não percebesse. Levantei-me e, com um lenço que sempre levo comigo, enxuguei-a.”
(Trecho do livro “O Evangelho Secreto da Virgem Maria, Santiago Martín, Ed. Paulus)



Quão sublime é a missão de ser mãe! Maria viveu em plenitude esta missão, desde o seu SIM até enxugar as lágrimas de seu Filho. Mãe é aquela que está sempre de prontidão, para enxugar as lágrimas de seus filhos. Maria nos ensina este carinho tão sublime. A essência do amor, muitas vezes é melhor saboreada na dor. Dizem ser o parto, o momento da dor mais atroz que uma mulher pode sentir. Entretanto, aquela dor vem com o significado de alegria, pela vinda do filho. E depois da chegada deste rebento, a vida da mulher não mais é a mesma. Ela não mais é a mesma. Agora é mãe.
O parto antecede a maternidade, mostrando que a humanidade quando sofre retém as suas forças para a Glória que há de vir. E na dor do parto, esta Glória vem com o chorinho do bebê. A Virgem do Bom Parto, além de ensinar o ofício materno às mulheres, intercede a todas as mães para o aguardado momento da chegada do filho ou filha. A nossa devoção a Maria deve ser completa. Mesmo nós homens, que não somos contemplados com o doloroso brotar da vida, devemos rezar a Nossa Senhora do Bom Parto pelas nossas mulheres, para que o parto seja iluminado pela presença do Senhor, que é Luz, que é vida.
A Mãe do Céu reconheceu as dores de seu Filho. Dores bem mais atrozes que a humanidade pudesse compreender. Mas Deus deu à mãe a capacidade de compreender seus filhos com tamanha sintonia, que a ela é possível crer com facilidade naquilo que ninguém pode ver. Se no parto acontece o nascimento de uma vida, também acontece o nascimento de uma Mãe. Que neste dia das mães, o Senhor Jesus e a Virgem Maria possam abençoar a todas as mães e preenchê-las com todo o Humano Amor de Deus que se deu por nós.

Oração:
Senhora do Bom Parto, abençoa a hora do parto de todas as mães. Interceda por aquelas que tiveram uma gestação atribulada do mesmo modo que intercedes por aquelas que tiveram uma gravidez tranqüila. Que o momento da chegada de um filho, ou filha, seja o momento sublime na vida das mulheres e também dos homens. Que a família se componha com a Força do Alto a cada chegada de um bebê. Nossa Senhora do Bom Parto, olhai por todas as mamães!
Amém.

Belo Horizonte, 12 de Maio de 2013, Feliz dia das Mães!

Nenhum comentário: