terça-feira, 28 de maio de 2013

Nossa Senhora do Silêncio


Nossa Senhora do Silêncio
(Por Deiber Nunes Martins)

“Mãe da Confiança
(Léo Rabello e Pe. Tarcísio Jr.)

Mãe do silêncio, mãe da confiança
Ó mãe de ternura
Mãe, ensina a amar
Ó mãe, ensina a confiar.

Mãe da piedade, mãe do bom conselho,
Ó mãe de Deus
Mãe, ensina a amar
Ó mãe, ensina a confiar.

Ó mãe dos pobres, mãe da obediência
Ó mãe, de misericórdia
Mãe, ensina a amar
Ó mãe, ensina a confiar.

Mãe do silêncio, mãe da confiança
Ó mãe de ternura
Mãe, rogai por nós
Ó mãe, rogai por nós.”

Por volta de 1879, a Irlanda vivia uma situação de penúria extrema. Fome e doenças tomavam conta do povo irlandês, aliadas a ferrenha rivalidade com os ingleses. É neste contexto que aparece, pela primeira vez, na Colina Knock, a Virgem do Silêncio. Em tamanho natural, rodeada de anjos e acompanhada por São José, a Virgem apareceu a algumas pessoas. É a segunda vez que a Virgem aparece a um grupo de pessoas. A primeira aparição para um grupo havia acontecido anos antes na França.
Assim como nas outras aparições, Maria não desampara seus devotos. E inúmeros milagres começam a acontecer. A capela Knock, construída em 1829, num curto espaço de tempo onde o povo irlandês teve a oportunidade de praticar livremente sua fé, foi o palco desses milagres. O primeiro dele, uma mulher de 28 anos, surda desde os seis anos, volta a ouvir. Depois dois homens cegos desde a infância, voltam a enxergar. Uma mulher, com dificuldades de locomoção, tão logo adentra a capela volta a andar.
Silenciosamente, a Virgem do Silêncio opera maravilhas na vida de seus devotos. Ainda hoje a devoção a ela é impressionante. Como nos diz o Evangelho de São Lucas, Maria a tudo guardava no coração. Silenciosamente. É no silêncio que a voz de Deus ecoa em nossa vida. Por isso, o mundo agita-se e cada vez mais ocupa o nosso tempo com barulho. Passamos boa parte do tempo agitados no barulho das grandes metrópoles, quase o dia inteiro com fones nos ouvidos. Quase não damos tempo ao silêncio do corpo, da alma. Nossa Senhora do Silêncio nos ensina a ocuparmos boa parte do nosso tempo com o silêncio orante. A riqueza litúrgica da Santa Missa é outra maravilhosa oportunidade que Maria nos mostra, para conversarmos com Deus. Infelizmente, muitas vezes nem no Sacrifício da Missa, somos agraciados pelo silêncio. Conversas paralelas, a indelicadeza de um celular ligado, ou um ministério de música sem o devido conhecimento litúrgico ameaçam a riqueza do momento de contemplação, de ação de graças. O silêncio.

Oração:
Nossa Senhora do Silêncio, venha em nosso socorro. Acolhei a seus filhos, permitindo a todos que tenham um encontro pessoal com Cristo. Encontro esse que muitas vezes acontece no silêncio da nossa alma. Maria, ensina-nos a calar a alma, calando o corpo. E que assim, possamos colher de Deus seus ensinamentos, suas advertências, enfim, tudo aquilo que Ele quer nos dizer. Amém.


Belo Horizonte, 28 de maio de 2013.

Nenhum comentário: